Graduação
 

 

 

 
Cursos

Enfermagem

Apresentação Matriz Curricular Portaria de Autorização do curso de enfermagem
           
Coordenação do Curso: Portaria de Reconhecimento do curso de Enfermagem (Parte I)
       
Corpo Docente Portaria de Reconhecimento do curso de Enfermagem (Parte II)

 

DURAÇÃO: 05 anos


OBJETIVOS DO CURSO:

O curso de Enfermagem, da Faculdade AGES, tem como objetivo formar profissionais com competências, atitudes e visão multidisciplinar para atuar nos variados campos de assistência à saúde, nas dimensões descritas abaixo:

Dedicação à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
Para este fim, os profissionais devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Dessa forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

O Enfermeiro, formado pela Faculdade AGES, deve também possuir competências técnico-científicas, ético-políticas e sócio-educativas contextualizadas que permitam:

::: atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
::: incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
::: estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
::: desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
::: compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
::: reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
::: atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
::: ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
::: reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
::: atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
::: responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
::: reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
::: assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multi- profissional em saúde.
::: promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto as de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
::: usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
::: atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
::: identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
::: intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
::: coordenar o processo de cuidar em enfermagem considerando contextos e demandas de saúde;
::: prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
::: compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
::: integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
::: gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
· planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
::: planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
::: desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
::: respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;
::: interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
::: utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
::: participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
::: assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;
::: cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro;
::: reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde.
A formação do Enfermeiro deve atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

PERFIL DO EGRESSO

Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na região nordeste da Bahia e centro sul de Sergipe, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

   
 
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