INFORME INSTITUCIONAL – ESCLARECIMENTOS

Em 19/05/2017

Os Empreendimentos AGES solicitaram ao MEC em 24/04/2014 o credenciamento da Faculdade AGES de Jacobina para funcionar, inicialmente, com cinco cursos de graduação.
A portaria do MEC N° 133, de 2 de fevereiro de 2017, credenciou a Faculdade AGES para funcionamento presencial a partir de 2017.
A portaria MEC N° 111, de 16 de fevereiro de 2017, autorizou o funcionamento dos cursos de Engenharia Civil, Administração, Educação Física e Pedagogia no regime presencial a partir de 2017.
O edital MEC N° 6/2014 abriu seleção para as Instituições de Ensino Superior do Brasil concorrerem à oferta do curso de Medicina em Jacobina, sendo a AGES a vitoriosa após um longo processo que se encontra na fase final para publicação de portaria ministerial autorizando o início do curso.
Assim, os Empreendimentos AGES serão mantenedores de duas faculdades em Jacobina.

1. Faculdades AGES, com oferta de 4 cursos e processo de credenciamento finalizado.
2. Faculdade AGES de Medicina, com um curso de graduação e residência médica e processo em fase final pelo MEC.

Estava prevista a instalação e funcionamento das duas faculdades simultaneamente. Porém, considerando que já há o credenciamento da primeira e que a segunda poderá sofrer atraso de dois a quatro meses, visando atender às demandas dos estudantes para ingresso nos cursos autorizados, resolvemos antecipar o funcionamento conforme edital de seleção de estudantes e programação acadêmica para início das aulas em 04/09/2017.
Vale esclarecer que dispomos da estrutura física, equipamentos e corpo docente para início do curso de Medicina e que aguardamos somente os procedimentos finais do MEC para abertura do processo seletivo de estudantes.
Inicialmente, os cursos, inclusive Medicina, até a construção do campus próprio, funcionarão em dois edifícios locados, um do IFBA, na avenida Avenida centenário, nº 500, e outro privado na avenida Avenida centenário, nº 300 B.
Mesmo dependendo do MEC para a finalização do processo, a previsão de abertura do Processo Seletivo para alunos – vestibular para o curso de Medicina – ocorrerá nos próximos quatro meses.

Prof. Jose Wilson dos Santos
Diretor Geral