Apresentação

A SEMANA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SPC) é um evento acadêmico que congrega professores, alunos e convidados em torno de um tema, com o objetivo de promover a troca de experiências, com foco na tessitura de redes do saber. Visa a ampliação dos diálogos científicos, o encontro entre profissionais, estudantes e a comunidade e, sobretudo, a afirmação do lugar social da Academia como espaço de construção de conhecimento, com caráter emancipador e sensível aos problemas da realidade social e local. É realizada com o propósito de disseminar os resultados de pesquisas e trabalhos fomentados na instituição com integração e debates entre diferentes grupos e representantes da comunidade científica, a fim de aprimorar suas ações no desenvolvimento da ciência e pesquisa da região.

Neste ano, a SPC terá como tema central TECENDO O AMANHÃ – Universidade e Responsabilidade Social: pesquisa, ética e empreendedorismo.

A abrangência da SPC estende-se com a realização simultânea da Semana da Educação para os Valores Humanos e da Feira de Empreendedorismo UniAGES.

A Semana da Educação para os Valores Humanos visa contribuir para a promoção de valores que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos, que visem à democracia e à cidadania. Entendemos, com isso, que a universidade pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores humanos onde a pesquisa e produção de conhecimento buscam caminhos sólidos para a ampliação de indicadores elaborados a entender e intervir de maneira qualificada nos contextos sociais gerando ações, reflexões e discussões sobre o significado desses valores e sua importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo.

A Feira de Empreendedorismo UniAGES tem como foco o tema dos valores humanos e busca estimular o espírito empreendedor nos universitários através de uma diversificada exposição de ações empreendedoras com apresentação de novas ideias, palestras e debates.

O I Simpósio do Projeto Integrador: inovação, pesquisa e ação tem o objetivo de promover a troca de experiências das pesquisas realizadas pelos acadêmicos que participaram do Projeto Integrador nos semestres 2015.2 e 2016.1, com o fito de socializar os resultados e conhecimentos adquiridos com toda a comunidade acadêmica do Centro Universitário UniAGES.

O evento é constituído por conferências, mesas redondas, cafés filosóficos, oficinas, apresentações culturais, salas temáticas para apresentação de produções científicas, momentos de confraternização/encontro entre estudantes, professores, populares e pesquisadores de diversas universidades com reconhecimento local e nacional.