Edição Atual

O aspecto central da Semana de Produção Científica 2016 está em consonância com a missão institucional do UniAGES, que é a “responsabilidade de formar indivíduos participativos capazes de analisar e refletir sobre o seu papel na sociedade e, consequentemente de apresentar soluções para minimizarem os problemas sociais e educacionais de sua região”.
Desde sua origem, há mais de três décadas, a AGES atua na formação de estudantes-cidadãos, comprometidos com a transformação da realidade social que os circunda e com a emancipação humana, em todas as suas dimensões. Nesses mais de 30 anos, a Responsabilidade Social sempre foi característica indissociável do educar ageano, perpassando todas as suas ações, processos, projetos, pesquisas e cursos. A própria metodologia de ensino-aprendizagem adotada pelo UniAGES, pautada na teoria da problematização, é mostra persuasiva do compromisso institucional com a pesquisa e com a responsabilidade social, porquanto forma um profissional que aprende as mais sofisticadas teorias à luz da realidade social, problematizando essas questões e compreendendo como o saber acadêmico pode transformá-las.
Além disso, o tema visa discutir a Educação para os Valores Humanos no ensino superior, diretamente e transversalmente, criando espaços de ações que representam um movimento de transformação social, onde o compromisso é com a cidadania, implicando na prática da educação que envolve princípios éticos, respeito, solidariedade, responsabilidade, honestidade, uso construtivo da liberdade e autonomia.


Objetivos

• Oportunizar a discussão de temas relevantes do contexto acadêmico e profissional, propiciando o debate e a circulação de novos conhecimentos.

• Proporcionar momentos de troca entre profissionais, estudantes e comunidade, buscando aliar as produções científicas e tecnológicas aos aspectos éticos que regem as condutas e o fazer neste cenário.

• Estimular a inovação e o empreendedorismo no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Incentivar o desenvolvimento da cultura, do esporte, do lazer e das artes nas suas diferentes manifestações.

• Definir e implementar ações integrativas, nas quais a inclusão social e a promoção de valores humanos sejam parâmetros para as atividades acadêmicas.

• Contribuir para a reflexão sobre a função social da Universidade enquanto espaço de construção de novos paradigmas de homem, mulher e sociedade.

• Promover momentos de discussão/exposição sobre os valores humanos e suas relações com a edificação de uma sociedade mais sustentável.

• Incentivar a iniciação à pesquisa por intermédio da criação de espaços de debate/diálogo e de exposição de trabalhos acadêmicos.

Dos Eixos Temáticos

Eis os EIXOS TEMÁTICOS, considerando-se o tema-gerador da SPC 2016.1, recortes temáticos necessários a organização e, também a delimitação, no que se refere ao conteúdo das ações do referido evento.


CÓDIGO

UNIDADE TEMÁTICA

DESCRITOR

 

C001

 

EMPREENDEDORISMO E SAÚDE

Liderança e Comportamento Organizacional. Gerenciamento de Projetos de Saúde Coletiva; Gerenciamento de Qualidade em Saúde; Atendimento ao Cliente; Planejamento e Gerência de Negócios na Área de Saúde; Práticas Profissionais empreendedoras em saúde.

 

C002

VALORES HUMANOS: saúde e qualidade de vida

Cultura, valores e qualidade de vida; Qualidade de vida da comunidade com relação aos aspectos básicos de saúde: higiene geral e oral, parasitoses, anemias, intoxicações, uso adequado e tratamento da água, destino correto do lixo e alternativas de aproveitamento; estilo de vida; a anorexia e a vigorexia: uma questão de valores.

 

C003

 

EMPREENDEDORISMO  JURÍDICO

Ciências Jurídicas e Sociais no mercado; Administração da Prestação dos Serviços Jurídicos; O Código Civil Brasileiro; Sujeitos de Direito: pessoa natural e pessoa jurídica; Pessoas Jurídicas: conceito, natureza jurídica, classificação e desconsideração da personalidade da pessoa jurídica; Bens e sua Classificação; Fatos, atos e negócio jurídico; Elementos do negócio jurídico; Planos da existência, da validade e eficácia. Interpretação dos negócios jurídicos; Defeitos dos negócios jurídicos; Invalidade dos negócios jurídicos.

 

 

C004

 

EDUCAÇÃO, VALORES HUMANOS E COMPROMISSO SOCIAL

A Educação em Valores Humanos na escola e na sociedade; Disciplina, Autonomia e Criatividade; Violência escolar; Valores Humanos e Crianças em Risco Social; Essência da Educação e Formação do Caráter; O desenvolvimento das noções de limites na criança; Educação: crise de valores ou valores em crise;
Práticas de Ensino Contextualizadas; Gestão educacional (os valores da escola e da comunidade); Projetos Interdisciplinares; Educação e transversalidade; Currículo, conhecimento e cultura; Valores Humanos e Histórias infanto-juvenis; Educação e projetos sociais.

 

C005

PROFISSÃO E PROFISSIONALIDADE: ÉTICA, CONHECIMENTO E CULTURA

Ética profissional; Identidade profissional; Profissão e responsabilidade social; Currículo: valores humanos e inovação; Ética, moral e condição humana; As situações-limite e a ética da responsabilidade; Ética e cidadania no mundo do trabalho; Ética profissional e ética da responsabilidade; O perfil profissional e as competências; A ética numa sociedade cheia de contradições; Utopia e Ética; A “Constituição Cidadã”; Ética profissional e as Relações étnico-raciais, Ética e atitude sustentável.

 

C006

 

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

O ciclo de vida das organizações; reconhecimento de oportunidades; Plano de negócios; incubadoras de empresa e o desenvolvimento de novos produtos; alternativas para captação de recursos para novos empreendimentos; parcerias e alianças estratégicas; empreendedores e a internet e Intraempreendedorismo. 

 

C007

 

EMPREENDEDORISMO EM EDUCAÇÃO

Educação para o empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas; Pedagogia empreendedora; Inovação e espírito empreendedor; Metodologias de ensino-aprendizagem e o comportamento empreendedor; A Escola e a formação do empreendedor; Jovens e educação empreendedora; O empreendedorismo no cotidiano dos professores; Projetos inovadores em educação; educação, tecnologia e empreendedorismo.