Formei, e agora? Essa é uma pergunta recorrente entre muitos jovens que acabam de receber o diploma da graduação. O mundo lá fora, para além dos muros da universidade, gera um mix de excitação e insegurança, já que muitos ainda não se sentem preparados para enfrentar o mercado de trabalho.
Com mais uma etapa concluída, um novo ciclo se inaugura, com mais responsabilidades, autonomia e muitas possibilidades. À primeira vista, esse pode parecer um cenário um pouco assustador, mas se você souber aproveitar o seu período na faculdade, não tenha dúvidas que estará preparado para enfrentar o mundo lá fora.
Quer saber como? Então, leia o texto a seguir e descubra como sair da faculdade pronto para o mercado de trabalho.
Descubra como usar o Marketing Pessoal para conseguir o primeiro emprego
Baixe gratuitamente o e-book e aumente suas chances no mercado de trabalho!
Sabe aquela máxima que diz que “contato é tudo”? Pois bem, aproveite os anos na faculdade para ampliar sua rede de relacionamentos. Essas pessoas poderão te abrir muitas portas no mercado de trabalho, com indicações e informações preciosas para o início da sua carreira.
Tenha em mente que seus colegas e professores poderão ser seus futuros chefes, clientes, parceiros ou até mesmo sócios. Por isso, construa uma boa reputação e fique atento à imagem que deseja transmitir, aproveitando para mostrar o seu talento profissional.
Ter clareza nos objetivos é o primeiro passo para alcançá-los. Por isso, desde o início da graduação, comece a pensar sobre a área que deseja atuar e o que precisa fazer para conquistar esses desejos. A partir daí, trace metas e comece a se movimentar em direção a elas. Lembre-se que os propósitos são combustíveis essenciais para uma caminhada segura e proveitosa.
Os programas de extensão são experiências valiosas que te permitem praticar o que foi aprendido em sala de aula, expandir seus conhecimentos e experimentar a realidade do mercado, fazendo os links entre teoria e prática.
Além de ampliar sua experiência, entram como um super diferencial no currículo e podem contar pontos durante uma entrevista de emprego. Sem contar que são ótimas oportunidades para aumentar o network! Fique atento aos programas de intercâmbio e convênios de mobilidade acadêmica, cursos e outros projetos que você possa se engajar para tornar a sua experiência na faculdade ainda mais proveitosa.
Lembre-se que a graduação é o primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho, mas não o último! Com a ampliação do número de vagas no ensino superior e a entrada desses novos estudantes na disputa, o diploma não é mais um grande diferencial, nem garantia de trabalho.
Por isso, você vai precisar batalhar em dobro! Aprimore seus conhecimentos, enriqueça seu currículo e faça muitos contatos. Assim, suas chances de ser contratado e se destacar no seu segmento profissional serão bem maiores.
Agora que você já sabe como aproveitar ao máximo o seu período na faculdade, pode ir se preparando para disputar uma vaga no mercado de trabalho com muitos pontos à frente da concorrência!
Gostou do texto? Então, se inscreva na newsletter do UniAGES para receber mais conteúdos exclusivos.
Está desempregado? Descubra os segredos de como se recolocar profissionalmente
Baixe grátis o material para aprender as dicas que aumentarão as chances de um novo emprego.