A tecnologia tem sido, sem dúvida, um dos melhores facilitadores na hora de receber multiformas de um mesmo conteúdo. Quando o assunto é aprendizado, sabemos que cada pessoa tem uma forma e tempo diferente para assimilar a informação.
Poder contar com vídeos, áudios e jogos para melhorar os estudos do Enem pode ser um grande benefício para aquelas que não se dão bem com os livros.
Veja o texto a seguir e descubra como usar a tecnologia a seu favor.
Aprenda como estudar as
matérias mais difíceis do Enem
Baixe gratuitamente o Guia Definitivo e melhore o rendimento nos seus estudos para o Enem.
Organização é a base para alcançar metas. E se a sua é se dar bem no Enem, saiba que existem alguns sites que podem ser seus aliados nessa missão.
O Asana e o Trello, por exemplo, são ferramentas gratuitas que ajudam a estabelecer prazos, dividir tarefas e criar checklists, tudo de forma rápida e super visual.
São plataformas online de gerenciamento de projetos – e estudos, que oferecem uma visão ampla da situação. Por meio de quadros, listas e cartões você pode ter o controle de tudo o que ainda tem de ser feito e o que já foi concluído.
Assim, você organiza melhor o seu cronograma e otimiza os seus estudos.
Atualmente, existem muitos apps gratuitos que auxiliam os vestibulandos com simulados, provas, vídeos, jogos e revisões.
Além de permitirem que os estudantes acessem o conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar, são ferramentas visuais e super interativas, que quebram a monotonia do estudo solitário nos livros.
A Hora do Enem, por exemplo, é uma plataforma criada pelo MEC e a Geekie, disponível para alunos matriculados no último ano do Ensino Médio da rede pública ou privada. O app oferece aos vestibulandos conteúdos diversos, como programas de TV, videoaulas, boletim de notícias e simulados.
O AppProva é uma plataforma gratuita e conta com uma seção exclusiva para o Enem, com jogos, revisão de conteúdos e simulados.
O Enem: Quase Lá também é um app gratuito que oferece um banco de dados de questões da prova de anos anteriores.
As videoaulas são ferramentas eficientes para quem está se preparando para o teste.
Além de contar com palestras e aulas de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, o aluno pode direcionar a busca de acordo com a sua necessidade. E ainda assistir explicações diferentes sobre um mesmo conteúdo, quantas vezes quiser.
Sim, a tecnologia pode ser uma forte aliada para os vestibulandos. Mas, se não for usada com responsabilidade, pode se tornar a vilã da história.
Quem nunca caiu na tentação de dar uma espiada no Facebook por 5 minutinhos e acabou gastando 30? Às vezes, é preciso ser realista e assumir que para certas coisas ainda precisamos de soluções radicais.
Para isso, existem plataformas que permitem bloquear sites e apps que você usa de forma desmedida, em dias e horários determinados. Você pode desativar notificações e impedir o acesso ao WhatsApp, Facebook ou qualquer outro app instalado no seu aparelho.
A tecnologia pode ser uma excelente ferramenta para melhorar os estudos do Enem, se usada com consciência. Por isso, tenha cuidado com as distrações e fique sempre atento à procedência do conteúdo que vai consumir.
Agora que você sabe o que não fazer na hora de estudar para o Enem, ficou ainda mais fácil de preparar para o grande dia. Fique por dentro de mais notícias se inscrevendo em nossa newsletter!
Aprenda como se
preparar para o Enem 2019
Baixe gratuitamente o Guia Definitivo e
descubra como aumentar seu rendimento
de estudos e ter sucesso na prova!