Sabendo-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas, englobando todas as fases da educação básica, sendo uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas da formação do estudante, o Colégio Integrado AGES promove práticas pedagógicas alinhadas à Base.
Neste sentido, na última semana, os alunos do Ensino Fundamental Menor puderam participar de várias atividades práticas, desenvolvidas pelos docentes. Em Língua Portuguesa, o trabalho pedagógico é organizado em Eixos, como: Leitura; Produção de Textos; Oralidade; e Análise Linguística/Semiótica. Dessa forma, com o professor Marcelo Silva, os alunos participam de diversas atividades dinâmicas que contextualizam o ensino do Português, conforme parâmetros da BNCC. Os estudantes dialogaram, expuseram trabalhos, realizam visita à biblioteca para escolha de livros de leitura, compreenderam conceitos gramaticais e assistiram filme.
Além disso, junto à professora Jôycimara Barreto, os educandos também organizaram um almoço coletivo trabalhando os principais alimentos da China. Entre os pratos que consumimos estão o arroz e as especiarias que, inclusive, são muito experimentados pelos brasileiros.
Em Ciências, com a professora Ana Carla Alves, a turminha do 1° ano discute o conceito de FAMÍLIA, os seus vários tipos e a importância do respeito a elas. Além disso, os estudantes assistiram a história ritmada de “Todd Parr: o livro da família” e construíram, por meio de dobraduras, o mural “Minha Família”. E essas crianças também aprendem Matemática de forma lúdica, em que na última aula os pequenos participaram da dinâmica “pula no número”. Foi uma diversão só!
O 2° ano visitou o Laboratório de Práticas Integradas (LPI) do UniAGES para aprofundamento de estudos e pesquisas. De forma lúdica e prática, os pequenos cientistas realizaram o experimento do “mofo do pão” para testar as hipóteses pensadas por eles. Em História, junto à professora Jôycimara Barreto, essa turminha começou a estudar sobre a educação dos indígenas em suas comunidades no passado.
E na aula de música os alunos fazem a festa! Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve. Por isso que, com o professor Luciano, os alunos arrasam!
Confira os registros de uma semana show!
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