Olá, Acadêmico(a)!
Preparamos este pequeno manual para orientá-lo(a) em relação aos procedimentos de cada Semana Estruturada de Trabalhos Acadêmicos (SETAC) que compõe o arcabouço do semestre.
Para fins de melhor entendimento do que vem sendo desenvolvido na instituição, resolvemos dividir o semestre acadêmico em 4 (quatro) Unidades Estruturadas, cada uma delas composta por 4 (quatro) Semanas Estruturadas de Trabalhos Acadêmicos.
O que isso significa?
Significa que tudo que vinha sendo desenvolvido, enquanto Método Ativo, na Instituição, obedecerá a uma organização mais sistematizada. Assim, em cada semana serão desenvolvidas etapas da SETAC. Vejamos:
O primeiro passo são o que denominamos de ESTUDOS PRELIMINARES, que significa tão somente a abertura do caso. Neste encontro, deverá ser realizada a apresentação do problema com a tempestade de ideias, seleção de pontos-chave, perguntas de investigação, hipótese de trabalho e objetivos de aprendizagem, mapa conceitual, texto síntese, é determinado pela dinâmica do trabalho que está acontecendo.
No segundo encontro, teremos o Desenvolvimento do caso: TEORIZAÇÃO. Na qual haverá a socialização da leitura teórica por um orador do grupo (teorização de todas as perguntas levantadas), com sistematização na lousa, como parte do debate. Além da Produção individual do que foi sistematizado e discutido com ênfase para resolução do caso.
No terceiro encontro, teremos o Desenvolvimento do caso: MORFOFUNCIONAL, no qual há a apresentação pelos grupos da solução desenvolvida (tomada de posição) de cada um para o caso, com argumentos teóricos, através de cenários de aprendizagem que deverão contemplar os objetivos pedagógicos e as práticas profissionais.
No quarto encontro, há o FECHAMENTO DO CASO, desse primeiro caso e desta primeira Unidade Estruturada.
Em seguida, as demais Semanas Estruturadas seguirão a mesma lógica da primeira. Assim, o semestre contará com 4 (quatro) casos a serem desenvolvidos em cada SETAC.