(75) 3279-3600/2210 faleconosco@uniages.edu.br

Novembro Azul

Cuidar da saúde é uma atitude que deve ser praticada por todas as pessoas e, em um mundo onde existem vários tipos de doenças de todos os níveis, a questão de ter cuidado com a saúde é essencial.

Diante da necessidade de promover a conscientização a respeito da importância da prevenção e do combate de doenças que vêm sendo um problema, que atingem vários homens e mulheres com altos índices de casos ocorridos, campanhas que exercem essa função se tornam eficazes para o bem da saúde da população mundial.

Como uma dessas campanhas, o Novembro Azul se destaca com o objetivo de reforçar a ideia da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para isso, durante o mês de novembro, a campanha trabalha com atividades que visam oferecer o atendimento médico aos homens e que tentam desfazer a vergonha e o preconceito de muitos em relação ao exame de toque.

Hoje, ainda há um grande número de homens que não costumam ir ao médico. De acordo com uma publicação feita no site do Estadão, por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita no ano de 2013, o IBGE mostrou que os homens costumam a ir menos ao médico em comparação às mulheres. Dos que se consultaram nos últimos 12 meses antecedentes à pesquisa, o índice entre os homens foi de 63,9%, já o das mulheres foi de 78%.
A próstata é uma glândula que os homens possuem situada abaixo da bexiga, tendo o formato de uma noz. Conforme o tempo vai passando, a idade do homem vai avançando e essa glândula pode sofrer algumas alterações, pois, durante o seu funcionamento, algumas células podem se desenvolver e se multiplicar de maneira não normal e, a partir disso, acometer a saúde com o surgimento de um tumor. É por isso que homens, a partir de seus 50 anos precisam fazer exames frequentemente.

Esse tipo de câncer possui cura e, quando diagnosticado com antecedência, as chances de cura aumentam bastante.

 

Deixe uma resposta