No dia 30 de maio, foi realizada, na Faculdade AGES de Jeremoabo, a oficina “A contribuição da motivação no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos e a leitura e escrita como fonte de história de vida”. Este evento foi realizado pela turma de Pedagogia IV B, sob coordenação do professor Rogean Ângelo dos Santos, tendo como convidados os estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos, e séries iniciais, da Escola Municipal Evaristo Cardoso Varjão.

 

Nesse sentido, os objetivos da Oficina foram: compreender a influência da motivação para a aprendizagem dos educandos da EJA, a partir da contextualização da vivência dos sujeitos; analisar o compromisso social e educacional do professor de Jovens e Adultos; e compreender que a leitura e a escrita são fontes inesgotáveis de conhecimento e que precisam ser compartilhadas no meio escolar e na sociedade em geral.

 

Na ocasião, foram realizadas atividades pedagógicas, tais como: dinâmicas de interação; apresentação de vídeos motivadores; declamação de literatura de cordel; além da oficina de produção de texto (com as próprias histórias de vida dos estudantes).

 

Foram momentos produtivos e de muito aprendizado para os acadêmicos de Pedagogia, bem como para os demais convidados.