• Home
  • Blog
  • A instituição
  • Cursos
    • Graduação
      • Administração
      • História
      • Pedagogia
  • Extensão
    • Diretrizes
    • Política
    • Objetivos
    • Ações/Definições
    • Normas
  • Pesquisa
  • Vestibular
  • CPA
    • Comissão Própria de Avaliação
  • Contatos
    • Endereços e telefones
    • Fale com o diretor
    • Ouvidoria
(75) 3279-3600 faleconosco@faculdadeages.edu.br
facebook
linkedin
rss
twitter
youtube
google_plus
email
  • Home
  • Blog
  • A instituição
  • Cursos
    • Graduação
      • Administração
      • História
      • Pedagogia
  • Extensão
    • Diretrizes
    • Política
    • Objetivos
    • Ações/Definições
    • Normas
  • Pesquisa
  • Vestibular
  • CPA
    • Comissão Própria de Avaliação
  • Contatos
    • Endereços e telefones
    • Fale com o diretor
    • Ouvidoria

Núcleo de Apoio Pedagógico – NAPE

Configura-se como espaço de estudos e ações educacionais, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas voltadas para os estudantes, oferecendo mecanismos de melhoria do processo de aprendizagem e de apoio ao corpo docente e visando aprofundar seus conhecimentos pedagógicos.

Objetivo: Planejar, coordenar e avaliar as ações de acolhimento  pedagógico  desenvolvidas na Faculdade AGES de Jeremoabo e, dessa forma, contribuir para APRENDIZAGEM  significativa  dos estudantes

Assim, em consonância com o método ativo da Faculdade AGES de Jeremoabo, que exige estudo diário dos acadêmicos, NAPE, considerando que alguns pré-requisitos são indispensáveis para o desenvolvimento das competências básicas exigidas em cada curso e disciplina, estará propondo a formação de grupos de estudos para: leituras e discussões de obras, cursos com temas e ou conteúdos de base (sugestões dos acadêmicos), complementação de carga horária, ação vinculada ao Cadec e aprimoramento do apoio individualizado e  em pequenos grupos a partir  do método ativo próprio da Faculdade AGES de Jeremoabo configurado a partir  da problematização na configurado a partir dos princípios da dialética defendidos por Derneval Saviani: síncrese→análise→síntese.

Para tal será:

  • Aprimorado o grupo de estudo da equipe – O monitor e tutores precisam ter disponibilidades para participar de reuniões, sessões de estudo, orientação e planejamento do trabalho;
  • Aperfeiçoar a produção de relatório das atividades de monitoria e tutoria;
  • Implementado o apoio e acompanhamento sistematizado aos acadêmicos de primeiro período;
  • Proposto a elaboração de um plano de trabalho dos monitores – Cada monitor e tutor deverão desenvolver juntamente com o coordenador de cada colegiado, com os lideres dos DA (Diretórios Acadêmicos) um plano de trabalho que atenda de forma específica as disciplinas do referido curso;
  • Desenvolvido a elaboração e aplicação de grupos de estudos por temas ou áreas específicas;
  • Constituído núcleos de estudos para leituras e discussões de livros.
  • Oferecido cursos complementares com carga horária definidas;
  • Implantado o atendimento on-line através de e-mail:
  1. Apoio aos Novos Acadêmicos: A Faculdade AGES de Jeremoabo acredita que a entrada de novos alunos, tanto das escolas públicas quanto das escolas particulares, porém, com defasagem em sua aprendizagem, exige que se  implante projetos que garantam a permanência desses alunos até a conclusão do curso de graduação, mas uma permanência cuja conclusão seja com qualidade, de tal forma que esta se expresse nos diversos tipos de avaliação interna e externa, pelos quais o ensino superior vem passando.

 Assim, o NAPE estará desenvolvendo atividades de intervenção para a construção de competências básicas à realização das propostas de aulas e avaliações que atendam ao método ativo próprio da Faculdade AGES de Jeremoabo configurado a partir da problematização. Assim, teremos como propostas iniciais para os acadêmicos de primeiro período, o desenvolvimento de Oficinas de aprendizagem – sobre o procedimento de consulta e organização textual. Serão propostas atividades para o aprimoramento de leitura, interpretação e seleção de dados com vistas a dar um suporte básico para a realização das avaliações com consultas e Assessoramento acadêmico – através de acompanhamento dos alunos que apresentarem baixo rendimento nas avaliações correspondentes a etapa de 50%. Será feita uma ficha de cadastro para acompanhar o estudante. Estes serão convidados a participarem da ação de assessoramento acadêmico que se efetivará através de orientações em pequenos grupos com atividades de prática de estudos a partir das dificuldades comuns. A orientação se efetivará após levantamento dos conhecimentos prévios. Os grupos serão mediados por tutores constituídos por acadêmicos, visto que acreditamos que estando entre companheiros, ideia de proximidade, interesses e estratégias, com um acompanhamento didático-pedagógico adequado, com atendimentos em pequenas equipes, podem lhes oferecer ajuda que seja significativa para que progrida de maneira notável em seus estudos. Acreditamos ainda, que essa metodologia contribui para uma relação de confiança e cooperação entre os sujeitos envolvidos a partir do momento em que os alunos são acolhidos com atenção e respeito.

  1. Grupos de estudo – atividades com vistas a auxiliar os estudantes de todos os cursos e períodos com a finalidade de suprir dificuldades de ordem pedagógica que possam estar interferindo do desempenho acadêmico no que se refere às habilidades e competências de leitura e escrita dos textos científicos e apoio ao processo de estudo na perspectiva de aprender a aprender.
  1. Cursos complementares – Cursos complementares com carga horária pré-defina e inscrições prévias. Os temas mais previstos atender às solicitações : Produção textual (20h/a); Oratória (40h/a); Inglês Instrumental (40h/a); Latim básico (40h/a); Gramática Aplicada ao texto (20h/a); Novo acordo ortográfico (10h/a).
  2.  Complementação de carga horária – Será desenvolvido a partir do projeto “Ler é preciso”
  3. Leitura – Projeto “Ler é Preciso”

Programas de Apoio aos Estudantes

  • A instituição
  • Apoio Pedagógico – PAEBS
  • Centro de Atendimento Psicológico – CEAP
  • Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) – COLAP
  • Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA
  • Curso de Introdução ao Ensino Superior
  • EDUCA + BRASIL
  • Núcleo de Apoio Pedagógico – NAPE
  • Núcleo de Apoio Social a Estudantes em Situação de Extrema Pobreza – NASES
  • Núcleo de Assistência ao Estudante Ingressante – NAEI
  • Núcleo de Atendimento Psicossocial – NAPS
  • Ouvidoria
  • Política de acolhimento
  • PROUNI
  • Tutoria

Informações Mais Procuradas

  • Plano Expansão
  • Gestão Pedagógica
  • Avaliações – CCAF
  • Programas de Apoio aos Estudantes
  • Programas de bolsas e financiamentos
  • Consulta de Carga Horária
  • Ouvidoria
  • Trabalhe Conosco
  • Fale com o diretor

>>

  • Portal do Acadêmico
  • Núcleo Curricular Flexível
  • Regulamentos de atividades complementares
  • Biblioteca
  • Revista Saberes
  • Núcleo de Publicações
  • Consulta de Carga Horária
  • Monografia

Informações para contato

Rua da Maçonaria, nº 05
Jeremoabo - BA - Centro - 48540-000
faleconosco@faculdadeages.edu.br
(75)3603-2158
Diretor Geral: Prof. José Wilson dos Santos
Diretor de unidade: Robson José Santos Santana
Mantenedora: Vidam Empreendimentos Educacionais Ltda
Copyright © 2015 - 2018. Faculdade AGES de Jeremoabo. Todos os direitos reservados.