Configura-se como espaço de estudos e ações educacionais, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas voltadas para os estudantes, oferecendo mecanismos de melhoria do processo de aprendizagem e de apoio ao corpo docente e visando aprofundar seus conhecimentos pedagógicos.
Objetivo: Planejar, coordenar e avaliar as ações de acolhimento pedagógico desenvolvidas na Faculdade AGES de Jeremoabo e, dessa forma, contribuir para APRENDIZAGEM significativa dos estudantes
Assim, em consonância com o método ativo da Faculdade AGES de Jeremoabo, que exige estudo diário dos acadêmicos, NAPE, considerando que alguns pré-requisitos são indispensáveis para o desenvolvimento das competências básicas exigidas em cada curso e disciplina, estará propondo a formação de grupos de estudos para: leituras e discussões de obras, cursos com temas e ou conteúdos de base (sugestões dos acadêmicos), complementação de carga horária, ação vinculada ao Cadec e aprimoramento do apoio individualizado e em pequenos grupos a partir do método ativo próprio da Faculdade AGES de Jeremoabo configurado a partir da problematização na configurado a partir dos princípios da dialética defendidos por Derneval Saviani: síncrese→análise→síntese.
Para tal será:
- Aprimorado o grupo de estudo da equipe – O monitor e tutores precisam ter disponibilidades para participar de reuniões, sessões de estudo, orientação e planejamento do trabalho;
- Aperfeiçoar a produção de relatório das atividades de monitoria e tutoria;
- Implementado o apoio e acompanhamento sistematizado aos acadêmicos de primeiro período;
- Proposto a elaboração de um plano de trabalho dos monitores – Cada monitor e tutor deverão desenvolver juntamente com o coordenador de cada colegiado, com os lideres dos DA (Diretórios Acadêmicos) um plano de trabalho que atenda de forma específica as disciplinas do referido curso;
- Desenvolvido a elaboração e aplicação de grupos de estudos por temas ou áreas específicas;
- Constituído núcleos de estudos para leituras e discussões de livros.
- Oferecido cursos complementares com carga horária definidas;
- Implantado o atendimento on-line através de e-mail:
- Apoio aos Novos Acadêmicos: A Faculdade AGES de Jeremoabo acredita que a entrada de novos alunos, tanto das escolas públicas quanto das escolas particulares, porém, com defasagem em sua aprendizagem, exige que se implante projetos que garantam a permanência desses alunos até a conclusão do curso de graduação, mas uma permanência cuja conclusão seja com qualidade, de tal forma que esta se expresse nos diversos tipos de avaliação interna e externa, pelos quais o ensino superior vem passando.
Assim, o NAPE estará desenvolvendo atividades de intervenção para a construção de competências básicas à realização das propostas de aulas e avaliações que atendam ao método ativo próprio da Faculdade AGES de Jeremoabo configurado a partir da problematização. Assim, teremos como propostas iniciais para os acadêmicos de primeiro período, o desenvolvimento de Oficinas de aprendizagem – sobre o procedimento de consulta e organização textual. Serão propostas atividades para o aprimoramento de leitura, interpretação e seleção de dados com vistas a dar um suporte básico para a realização das avaliações com consultas e Assessoramento acadêmico – através de acompanhamento dos alunos que apresentarem baixo rendimento nas avaliações correspondentes a etapa de 50%. Será feita uma ficha de cadastro para acompanhar o estudante. Estes serão convidados a participarem da ação de assessoramento acadêmico que se efetivará através de orientações em pequenos grupos com atividades de prática de estudos a partir das dificuldades comuns. A orientação se efetivará após levantamento dos conhecimentos prévios. Os grupos serão mediados por tutores constituídos por acadêmicos, visto que acreditamos que estando entre companheiros, ideia de proximidade, interesses e estratégias, com um acompanhamento didático-pedagógico adequado, com atendimentos em pequenas equipes, podem lhes oferecer ajuda que seja significativa para que progrida de maneira notável em seus estudos. Acreditamos ainda, que essa metodologia contribui para uma relação de confiança e cooperação entre os sujeitos envolvidos a partir do momento em que os alunos são acolhidos com atenção e respeito.
- Grupos de estudo – atividades com vistas a auxiliar os estudantes de todos os cursos e períodos com a finalidade de suprir dificuldades de ordem pedagógica que possam estar interferindo do desempenho acadêmico no que se refere às habilidades e competências de leitura e escrita dos textos científicos e apoio ao processo de estudo na perspectiva de aprender a aprender.
- Cursos complementares – Cursos complementares com carga horária pré-defina e inscrições prévias. Os temas mais previstos atender às solicitações : Produção textual (20h/a); Oratória (40h/a); Inglês Instrumental (40h/a); Latim básico (40h/a); Gramática Aplicada ao texto (20h/a); Novo acordo ortográfico (10h/a).
- Complementação de carga horária – Será desenvolvido a partir do projeto “Ler é preciso”
- Leitura – Projeto “Ler é Preciso”