HABILITAÇÃO: Bacharelado em Engenharia Civil
DURAÇÃO: 5 anos
MISSÃO
Formar um engenheiro civil generalista, crítico, com um olhar holístico capaz de contribuir para a transformação dos espaços de atuação com conhecimentos nas áreas de engenharia. Produzir e socializar conhecimentos na área da Engenharia Civil, bem como prestar serviços articulados, com a característica e necessidade social à sociedade, integrando-se com outras instituições da região e do País, afim de que se construam para os programas do ensino de graduação, pesquisa e extensão, possibilidades que gerem o desenvolvimento e a emancipação social.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivos gerais do curso
O curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES de Lagarto está empenhado em dar formação generalista aos profissionais, habilitando-os a atuar nas cinco grandes áreas da Engenharia Civil, nas esferas de projetos, consultoria e execução, bem como desenvolver atividades de planejamento e administração de empreendimentos, possibilitando aos egressos trabalhar em qualquer parte do país e a prosseguir os estudos em nível de pós-graduação.
Os novos profissionais estarão aptos, ainda, a ocupar cargos de chefia e coordenação junto a empresas públicas ou privadas, bem como se dedicar a atividades que exijam liderança e capacidade na tomada de decisões.
Objetivos específicos do curso
O curso de Engenharia Civil: modalidade Bacharelado tem por objetivos principais:
- Desenvolver práticas inovadoras no ensino de Engenharia Civil;
- Motivar o afloramento de novas idéias e de espírito crítico de forma que o estudante possa tomar consciência do processo no qual ele está inserido, possibilitando manifestar sua capacidade de liderança e de tomada de decisões;
- Desenvolver atividades de Ensino e Extensão, gerando condições que permitam ao recém-graduado ingressar com mais maturidade nos programas de pós-graduação;
- Desenvolver a capacidade de trabalho do futuro profissional, tanto do ponto de vista prático quanto teórico, melhorando sua comunicação oral e escrita;
- Favorecer o desenvolvimento de habilidades particulares, de acordo com as aptidões, o interesse e o ritmo próprio do estudante;
- Responder às expectativas de mercado de maneira eficiente;
- Motivar o desenvolvimento da criatividade e do caráter exploratório do graduando;
- Intensificar a formação humanística do futuro profissional;
- Ampliar e consolidar a atuação na comunidade externa, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para efetivar a cidadania;
- Incentivar o pleno conhecimento dos anseios e necessidades locais, mostrando as deficiências e estimulando a proposição de soluções concretas para os problemas sociais, tornando o futuro profissional em um agente transformador;
- Colaborar com os poderes públicos no diagnóstico das suas reais condições, socializando tecnologias de diferentes áreas do saber;
- Definir e adotar política ambiental interna, com vistas a estimular iniciativas e participações em projetos e ações para recuperação e preservação dos ecossistemas locais e regionais.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia de 11/03/2002, os egressos de um curso de Engenharia devem apresentar “sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade”.
O Engenheiro Civil formado pela Faculdade AGES de Lagarto será um profissional proativo, crítico, criativo, comprometido com o equilíbrio do meio ambiente, com a transformação social e desenvolvimento das regiões, em especial da região centro-sul de Sergipe. A formação generalista contribuirá para atuação como gestor de projetos, com competência para o planejamento, elaboração, operacionalização e acompanhamento de edificações e de infraestrutura. Apresentará postura profissional com autonomia para resolução dos problemas relacionados aos campos de atuação, como: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudos, planejamentos, projetos e especificações; análise de viabilidade técnica e econômica; mediação de equipes de assessoria, consultoria e assistência técnica; fiscalização de obras, realização de vistorias, perícia, avaliação e arbitramento com emissão de pareceres. A postura profissional humanizada e ética, fortalecida pelas competências técnicas do Engenheiro Civil formado pela Faculdade AGES de Lagarto buscará a compreensão das necessidades das comunidades, por segmento, através da superação dos problemas relacionados à sua área de atuação.
Como componentes do perfil desse Engenheiro Civil, o curso deverá dar condições a seu egresso para adquirir um perfil profissional compreendendo as seguintes habilidades e competências:
- Desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada.
- Planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidade, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial.
- Estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica.
- Ensino, pesquisa, experimentação e ensaios.
- Fiscalização de obras e serviços técnicos.
- Direção de obras e serviços técnicos.
- Execução de obras e serviços técnicos.
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
- Atuar em equipes multidisciplinares.
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais.
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO GRADUADO EM ENGENHARIA CIVIL DA FACULDADE AGES DE LAGARTO
O currículo do curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES de Lagarto dará condições aos egressos para adquirirem competências e habilidades a fim de:
- Estudar a viabilidade técnico-econômica, planejar, projetar e especificar, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente;
- Realizar assistência, assessoria e consultoria;
- Dirigir empresas, executar e fiscalizar serviços técnicos correlatos;
- Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnicos;
- Desempenhar cargo e função técnica;
- Promover a padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Atuar em atividades docentes no ensino técnico profissional, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
- Conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência técnica e econômica;
- Aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Identificar problemas e propor soluções;
- Desenvolver e utilizar novas tecnologias;
- Gerenciar, operar e manter sistemas e processos;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Atuar eticamente;
- Avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;
- Compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário;
- Atuar com espírito empreendedor;
- Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais.
HABILITAÇÕES E ÊNFASE
Caberá ao profissional da Engenharia Civil: coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos relacionados à construção civil. Além disso, deve o profissional realizar processos de educação, participar de equipes multiprofissionais, multidisciplinares, interdisciplinares, transdisciplinares e metadisciplinares para prestar serviços de consultoria e assessoria, relacionados com a qualidade da engenharia civil.
A aquisição das competências e das habilidades requeridas na formação do engenheiro civil deverá ocorrer a partir de uma prática pedagógica com foco em práticas educativas, práticas simuladas e estágios supervisionados com toda a sistematização teórica articulada com as situações de intervenção acadêmico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual. As competências não podem ser adquiridas apenas no plano teórico, nem no estritamente instrumental. É imprescindível, portanto, que haja coerência entre a formação oferecida, as exigências práticas esperadas do futuro profissional e as necessidades de formação, de ampliação e de enriquecimento cultural das pessoas.
Sendo assim, a visão de competência não pode ser compreendida e nem reduzida às dimensões do saber, do saber fazer, do saber conviver e do saber ser, o que possibilita saber intervir. O pressuposto dessas diretrizes identifica-se com uma concepção de currículo compreendido como processo de formação da competência humana histórica. Sendo assim, competência é, sobretudo, a condição de refazer, permanentemente, nossa relação com a sociedade e a natureza, usando como instrumento o conhecimento inovador de perspectiva emancipadora.