A Instituição

A AGES nasceu de um sonho antigo: melhorar a vida das pessoas através da educação. Eram tempos difíceis quando a Associação de Jovens para Integração Social (AJIS) surgiu em Paripiranga (BA). O Brasil começava a se afastar de uma era de desigualdades econômicas e sociais. Apesar das dificuldades, um grupo de jovens continuava a sonhar. E foi o ideal do seu principal mentor, Prof. José Wilson dos Santos, que fez o projeto AJIS solidificar-se, dar certo e evoluir para AGES, como hoje conhecemos, no presente do indicativo do verbo “agir”: tu ages.

Desde sua fundação, em 1982, até a presente data, as conquistas alcançadas pela AGES foram inúmeras: dar acesso à educação para pessoas carentes, transformar-se em referência regional de educação básica, atender a um número expressivo de estudantes de sua cidade de origem (Paripiranga) e de toda a região, ofertar cursos de nível superior, investir na qualificação das pessoas, ser referência em educação superior, tornar-se Centro Universitário,abrir novos campi para levar às regiões mais necessitadas uma educação superior de qualidade, ofertar o curso de Medicina, abrir cursos de pós-graduação, entre outros sonhos que hoje passam a compor a história da AGES.

Sonhos, obviamente, que jamais poderiam se concretizar se estivéssemos sozinhos. Como costumamos dizer, a AGES somos todos nós que dela fazemos parte. A AGES está onde estão os estudantes que investiram e investem seu projeto de vida em uma formação de qualidade para melhoria de suas vidas e de suas famílias. É por esse motivo que, cada vez mais, temos investido em levar até vocês a possibilidade de ingressar em um curso superior de excelência. Como diria Milton Nascimento, em sua canção “Nos bailes da vida”, todo artista tem de ir aonde o povo está. Do mesmo modo, a escola deve ir aonde o estudante está.

A AGES é uma grande escola que teve início em Paripiranga, nos anos 80. Na década de 1990, passou a ser referência na Bahia e em Sergipe, hoje excelência em educação no Brasil. Sonhos realizados, porque todos os que fazem a AGES sonharam juntos. Agora, a AGES chega a Jacobina para que também possamos construir um futuro de muita prosperidade para todos os que vivem aqui e sonham com um futuro promissor.

A AGES tem como aspiração proporcionar condições concretas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de Jacobina (BA) e região, direcionando suas políticas e planos de ação rumo à contextualidade da Faculdade, da função político-social que lhe cabe e na contribuição que as ciências que embasam seus cursos e as pesquisas desenvolvidas trarão às instituições, ao sistema produtivo e ao substrato social onde fincou suas raízes.

A Faculdade AGES de Medicina está intimamente identificada com a realidade presente da região onde se insere. Destarte, com suas possibilidades de desenvolvimento, faz da sua atuação na área da saúde sua marca, ao voltar-se conscientemente para as necessidades sociais, econômicas e culturais que, supridas, levarão a região ao seu pleno desenvolvimento. Essa integração regional é realizada pela formação de recursos humanos por meio, primordialmente, do ensino e, progressivamente, através da pesquisa e da extensão, para que possa tornar-se a pedra de apoio cultural, científico e tecnológico da população jacobinense.

Prof. José Wilson dos Santos

Prezados Acadêmicos

É com incomensurável prazer que os acolhemos na Faculdade AGES de Medicina. Um espaço em que a excelência em educação superior é sua principal marca.

Aspiramos a que este seja um momento único na sua trajetória pessoal e profissional, tendo em vista os novos espaços, as pessoas e as experiências enobrecedoras que você terá, desde o primeiro período, no curso de Medicina de nossa instituição.

Com a participação de nossa equipe e a crescente chegada de estudantes de todo o Brasil, a AGES figura entre as mais importantes instituições de referência, mantendo sua posição de elevado conceito entre as congêneres de todo o país.

Através dos cursos que oferece, a AGES visa à formação humanizada para uma melhor inclusão do homem no mercado de trabalho e sua participação no processo transformacional da sociedade. Por isso, o compromisso com a manutenção da qualidade de ensino e com a seriedade das atividades propostas é um desafio constante dos ageanos.

Destarte, a confiança que cada um deposita em nosso trabalho é motivo de orgulho e responsabilidade para que a nossa Instituição continue a empreender esforços que correspondam às suas expectativas durante cada semestre letivo.

Sejam, portanto, bem-vindos ao mundo do conhecimento e permitam que a AGES decole com vocês!

A Faculdade AGES objetiva ser locus de referência no estado, assumindo o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional da região, através do oferecimento de ensino superior de qualidade na área de sua competência, integrado à pesquisa e à extensão. Essa meta coloca-se como um desafio e objetivo a ser perseguido. A partir desse compromisso, a Faculdade AGES define sua política de trabalho em consonância com as necessidades e as expectativas gerais da sociedade local, e em interface permanente com o mercado de trabalho global e o sistema educacional.

A Faculdade AGES está comprometida com a transmissão e construção do saber, por meio de pesquisa, inovações, ensino e formação profissional que contemple conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à atuação do cidadão, bem como com a educação continuada e a cooperação internacional, a fim de contribuir para um desenvolvimento sustentável.

Como centro de pesquisa e criação de saberes, a Faculdade AGES de Medicina contribuirá na resolução de problemas de saúde da região de sua inserção, através da formação técnica, ética e moral de quadros para a saúde intelectual e política dos futuros dirigentes. No âmbito social, a instituição provocará e participará de debates sobre as grandes questões éticas e científicas com as quais a sociedade se defronta.

Preocupada com a flexibilidade, a Faculdade AGES preservará, sempre que possível, o caráter pluridimensional do ensino superior, proporcionando ao acadêmico uma sólida formação geral, necessária à superação dos “desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção de conhecimentos”. Nesse sentido, adotará a prática do estudo independente, na perspectiva da autonomia intelectual, como requisito à autonomia profissional e o fortalecimento da articulação da teoria com a prática, através da pesquisa coletiva e da participação coletiva em atividades de pesquisa e extensão.

Para concretizar sua política de formação, a Faculdade AGES tem como filosofia: “promoção de ensino de qualidade através da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação profissional”.

A Faculdade AGES de Medicina oferece um ensino superior diferenciado que propicia a formação de novos profissionais com visão do futuro, inteiramente adaptados à região de influência da instituição.

Possui, desde a implantação, objetivos e projetos definidos, que buscam, por meio da integração e harmonia entre a instituição, dirigentes, gestores do SUS e a comunidade local, atingir qualidade e excelência em produtos e serviços de saúde, procurando atender às necessidades de um mundo em transformação.

Atuará nas modalidades do ensino de graduação presencial (bacharelado e tecnológico) de acordo com a área do conhecimento definida pela classificação internacional EUROSTAT, UNESCO e OCDE, conforme segue: Saúde e Bem-Estar Social.

Além dos cursos de graduação, a Faculdade AGES oferecerá  cursos de pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu” na  área do conhecimento em consonância com a definição da CAPES, conforme segue: Ciências da Saúde.

A Faculdade AGES de Medicina pretende ser identificada por seu caráter socioeducacional, cuja atuação estará voltada para a formação de profissionais qualificados por meio da sistematização dos cursos, baseada no ensino e na pesquisa, além da extensão universitária e da pós-graduação, constantemente revisados e atualizados, bem como o desenvolvimento de projetos específicos na área da saúde  para atendimento à comunidade ou aprofundamento de estudos.

O acompanhamento das atividades será feito por avaliações diagnósticas, autoavaliações ou avaliações externas, buscando a articulação entre os diferentes setores.

O compromisso com os princípios de qualidade e contemporaneidade permitirá à Faculdade AGES de Medicina incorporar, em seu projeto acadêmico, as funções de ensino, pesquisa e extensão possibilitando um trabalho educacional articulado com as demandas regionais e nacionais nas suas necessidades de saúde.

Assim, ficam asseguradas as condições para aprendizagem permanente, a contribuição na proteção e consolidação dos valores da sociedade, entre eles: a justiça, a ética profissional, o respeito pelo ser humano, a igualdade, a liberdade de expressão, a solidariedade e a verdade.

Formar profissionais num cenário de aceleradas transformações culturais, sociais e científicas da sociedade contemporânea requer conhecimentos de valores que contribuem para práticas integradoras, emancipatórias e inclusivas, formando profissionais reflexivos e críticos, agindo sobre especificidades locais sem perder a dimensão global.

Formar profissionais humanizados, com perfil de liderança e responsabilidade social para o desenvolvimento e fortalecimento da região.

A Faculdade AGES tem seu projeto pedagógico embasado num conjunto de princípios que configuram sua identidade e expressam sua missão de servir como elemento de desenvolvimento e construção do saber, criando alternativas de soluções para os problemas apresentados pela sociedade, referenciando-se na ciência e tecnologia como fator de avanço e progresso da humanidade. “Formar seres humanos competentes, de forma que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, através da sua atuação profissional e pessoal”.

Sendo que “ser humano” é aqui entendido como um ser social, político e histórico que vive determinadas relações sociais de produção em determinado momento. O seu agir produz bens materiais, mas também o seu próprio modo de ser, sendo a sua essência encontrada no trabalho, através do qual transforma o mundo e se transforma.

“Promover a formação generalista dos profissionais das áreas da saúde, humanas e tecnológicas, com ensino de qualidade voltada às necessidades regionais e nacionais”.

Assim, para garantir sua missão, a Faculdade AGES de Medicina pretende organizar a educação que desenvolve em torno de quatro aprendizagens fundamentais, recomendadas pelo “Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI”. A saber:

Aprender a conhecer” – caracterizado pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento com a finalidade precípua de descobrir, compreender, fazer ciência.

Aprender a fazer” – entendendo-se que, embora indissociável do aprender a conhecer, o “aprender a fazer” refere-se diretamente à formação profissional, na medida em que trata de orientar o acadêmico a pôr em prática os seus conhecimentos, adaptando a educação à configuração do trabalho na sociedade atual.

Aprender a viver juntos” – constituindo-se num grande desafio para a educação, tendo em vista que trata de ajudar os alunos no processo de aprendizagem para a participação, cooperação e, sobretudo, para a busca coletiva de soluções para os problemas contemporâneos.

Aprender a ser”– integrando as três aprendizagens anteriores e caracterizando-se pela elaboração de pensamentos autônomos e críticos que contribuam na formulação de juízos de valor, formando, assim, um cidadão e profissional decidido e preparado para agir nas diferentes circunstâncias da vida.

Aprender a transcender” – Hoje, apenas atender aos desafios que a sociedade nos coloca no dia a dia é insuficiente. A Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), cujas tecnologias englobam não só a troca de dados, mas os sistemas ciber-físicos, tem exigido profissionais que superem as expectativas do mercado. Por isso, entendemos que a transcendência ocorre quando formamos profissionais capazes de agir de modo diferenciado, apontando para alternativas sustentáveis com ideias inovadoras.

Tendo como premissa básica a ideia de que toda instituição de ensino superior deve estar voltada ao desenvolvimento do indivíduo e da região em que está inserida, a Faculdade AGES impõe essa missão considerando que a educação em nível superior tem como responsabilidade formar indivíduos participativos capazes de analisar e refletir sobre o seu papel na sociedade e, consequentemente, de apresentar soluções para minimizarem os problemas sociais e educacionais de sua região. A Faculdade AGES tem como propósito principal construir novos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de Sergipe e da Bahia, onde se encontra Jacobina e região, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas; formar profissionais competentes nas áreas de educação, saúde, justiça, contabilidade e administração, partindo do pressuposto de que é através da educação que se promove qualidade de vida e se contribui para o desenvolvimento de um país. A AGES acredita que a educação constitui a única saída para a resolução dos problemas sociais, uma vez que forma indivíduos para participarem como sujeitos transformadores de seu meio, agentes do processo de desenvolvimento e multiplicadores do conhecimento. Eis a missão de que a Faculdade AGES se incumbe: a de promotora do desenvolvimento da região e da melhoria da qualidade de vida através da educação.

Ser reconhecida como CENTRO DE EXCELÊNCIA na atividade de ensino, no desenvolvimento e divulgação de pesquisas, bem como na gestão criativa e empreendedora de projetos sociais.

  • Desenvolvimento regional e global;
  • Compromisso social;
  • Ética no relacionamento;
  • Pluralismo de ideias;
  • Tecnologia a serviço da humanização;
  • Profissionalização de vanguarda;
  • Ensino pautado por diretrizes.

DA GRADUAÇÃO

 

Para a graduação, finalidade do processo, a Faculdade AGES oferecerá:

– Adoção de uma concepção humanista de educação, com respeito às diferentes abordagens pedagógicas para introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa na formação e no desempenho acadêmico.

– Qualificação da oferta de cursos à comunidade, com estudos que identifiquem a demanda regional acompanhando a evolução científica e tecnológica.

– Compromisso com um referencial teórico que favoreça uma prática pedagógica dialética.

– Apropriação, produção e socialização de um conhecimento mediado pela realidade histórico-geográfica, nas dimensões político-social, educacional, econômica e cultural.

– Estreitamento das relações com a comunidade pela articulação do ensino com a pesquisa e a extensão.

– Qualidade do ensino pela integração de pessoas e objetivos nas alterações e acompanhamento das atividades curriculares.

– Garantia de infraestrutura adequada para desenvolver a qualidade de ensino.

·         DA PESQUISA:

 

A pesquisa, considerada como processo mediador no desenvolvimento de aprendizagens e de conhecimentos científicos, será desenvolvida, institucionalmente, a partir das seguintes diretrizes:

– Articulação da investigação científica ao ensino e à extensão, na busca de soluções para o contexto local e regional.

– Fortalecimento da pesquisa como princípio educativo, articulando formas de divulgação e comunicação da produção acadêmica institucional.

– Estímulo ao aperfeiçoamento constante de docentes/pesquisadores, viabilizando o acesso às fontes financiadoras de pesquisa.

– Fomento aos grupos de pesquisa, a partir das linhas básicas de pesquisa na graduação, articuladas à extensão e pós-graduação.

– Viabilização de intercâmbio de pesquisadores, em nível nacional e internacional, para ampliar a disseminação da produção científica da instituição e seu uso nos diversos setores da vida social.

·         DA EXTENSÃO:

 

A extensão é considerada uma atividade de participação acadêmica nos serviços ofertados à comunidade, permitindo-lhe acessar e usufruir do conhecimento produzido na Faculdade AGES. É também uma ação que possibilita à instituição rever sua filosofia e diretrizes no cumprimento de sua missão.

Nessa perspectiva, a extensão se desenvolve pautada nas seguintes diretrizes:

– Estímulo à participação da comunidade acadêmica na problemática social, local e regional, evidenciada por um posicionamento técnico-político de ação-reflexão-intervenção na produção de serviços e conhecimentos à população local e regional.

– Acesso à comunidade de informações e conhecimentos, necessários para a melhoria da sua qualidade de vida.

– Implementação da educação permanente de forma integrada, através de programas de atualização e qualificação profissional, em parceria com outras entidades e órgãos institucionais, no contexto regional.

– Apoio às iniciativas de atividades curriculares, relacionadas ao ensino e a pesquisa que favoreçam a inserção da Faculdade AGES na comunidade.

– Viabilização de formas de divulgação e socialização de projetos, programas de extensão e fontes financiadoras no contexto institucional.

– Promoção do diálogo com o setor produtivo e comunitário, no levantamento das reais condições e necessidades das comunidades, situadas no espaço de abrangência da Faculdade AGES.

Essas diretrizes norteadoras requerem estratégias educativas variadas no pensar e fazer acadêmicos da Unidade que buscará gradativamente:

– Construção coletiva – expressa na intenção e prática de cada segmento que constitui a Unidade, levando em conta a articulação dialética, diferenciação e integração, globalidade e especificidade;

– Interação recíproca com a sociedade – caracterizada pela educação e desenvolvimento econômico-social sustentáveis, reafirmando o seu compromisso como potencializadora da formação humana e profissional;

– Construção permanente da qualidade de ensino – entendida e incorporada como processual e cotidiana da graduação e pós-graduação, indagando continuadamente sobre:

Que tipo de sociedade temos e queremos?

Qual a função da Faculdade frente às novas relações sociais e de produção?

Qual o perfil do profissional a formar frente às exigências do mercado de trabalho?

– Integração entre ensino, pesquisa e extensão, buscando a construção de um processo educacional fundamentado na elaboração de conhecimentos, objetivando a apreensão e intervenção na realidade enquanto uma totalidade dinâmica e contraditória;

– Extensão voltada para seus aspectos fundamentais, quais sejam, tornar a coletividade beneficiária direta e imediata das conquistas do ensino e da pesquisa, socializando o saber universitário e a coleta do saber não-científico elaborado pela comunidade para, estruturando-o em bases científicas, restituí-lo à sua origem.

2018


2017

COMITÊ GESTOR

José Wilson dos Santos
Diretor

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) COORDENADORES

Paulo Antônio Farias Lucena
Técnico

Laudenor Pereira Lemos Júnior
Adjunto

Jancleide Teixeira Goes
Tutoria

Carla Pereira Nascimento
Avaliação

Robson de Jesus
Teorização

Emilly Anny Benevides de Abreu
Produção e estudos de casos

Gustavo Fraga Landini
Iniciação Científica