(75) 3279-2210/3600 faleconosco@faculdadeages.edu.br

Em solenidade realizada nesta última segunda-feira (05/08), o professor José Wilson dos Santos confirmou a integração da Rede de Ensino AGES à Ânima Educação. Na ocasião, foram homenageados professores, colaboradores, egressos e autoridades, cujas histórias de vida ligam-se diretamente à história da AGES, desde o surgimento da instituição em 1982 até a chegada deste novo ciclo, agora em 2019. Além disso, foi apresentada à sociedade a equipe que ficará responsável pela gestão da Rede de Ensino AGES, Marcelo Bueno, presidente da Ânima Educação, Daniel Castanho, presidente do Conselho de Administração, Átila Simões, Vice-presidente de Expansão e Guilherme Guerra, diretor do grupo.

 

A Ânima é um grupo educacional paulista, fundado em 6 de maio de 2003, que conta com quatro importantes instituições de ensino superior com unidades espalhadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná, atendendo mais de 114 mil estudantes. Seus trabalhos iniciaram com a aquisição do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, uma das mais importantes e tradicionais instituições de educação superior daquela região. Três anos depois, mantendo o seu caminho de ampla expansão, a Ânima incorporou o Centro Universitário Monte Serrat, conhecido como Unimonte, em Santos (SP), atualmente Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte.

Após mais um ciclo de três anos, em 2009, com o objetivo de ampliar a sua presença em terras mineiras, a Ânima passa a integrar em seu grupo o Centro Universitário de Belo Horizonte, o UniBH, outra tradicional escola superior da capital mineira, que passou a ser considerada o melhor centro universitário de Belo Horizonte e um dos melhores centros universitários do Brasil, segundo a nota IGC do MEC.

 

Além disso, fazem parte deste ecossistema a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), que oferece ensino e capacitação jurídica on-line para todo o país; a HSM, referência em toda a América Latina em programas de educação executiva e na realização de grandes eventos de negócios; a HSM University, que oferece cursos de especialização a distância em gestão, desenvolvidos a partir de histórias de sucessos dos maiores executivos e empreendedores globais; a filial paulistana da secular escola francesa de artes culinárias, Le Cordon Bleu; e também o Instituto Ânima, que figura como um dos mais importantes institutos sem fins lucrativos do Brasil em formação de professores, em parceria com a Finland University e com a Stanford University, por meio do PED Brasil (Programa de Especialização Docente).

 

A Rede de Ensino AGES marca a chegada da Ânima no Nordeste, inserindo-a no município de Lagarto, no estado de Sergipe, e nos municípios baianos de Jacobina, Jeremoabo, Senhor do Bonfim e Tucano, onde já existem unidades da Faculdade AGES em funcionamento. Além desses, a Ânima também chega nos municípios de Paripiranga, onde a AGES dispõe de um centro universitário com 26 cursos em funcionamento e mais de 4 mil estudantes matriculados, e de Irecê, cujo curso de Medicina passará a funcionar em breve, ambos também na Bahia.

 

Na solenidade de agradecimento e de homenagens, o professor José Wilson reconheceu o alinhamento da missão e dos valores da Ânima em relação ao que a Rede de Ensino AGES sempre tomou como referência no seu trabalho cotidiano: o respeito pelas pessoas, a importância do pensamento empreendedor e inovador e a oferta de uma educação de qualidade capaz de melhorar a vida do sujeito, valorizando especialmente o uso de metodologias ativas que preparam o estudante, durante todo o curso, para a autonomia e para os desafios profissionais em um mundo cada vez mais em transformação.

 

Esse é um dos momentos mais importantes da história da AGES nesses 37 anos de existência, pois ela passa agora a integrar uma rede de educação que volta o seu olhar para os desafios a serem enfrentados a nível nacional, atentando-se e respeitando sempre as questões relativas às necessidades regionais e específicas. Conforme declarou o professor Wilson, “a Ânima chega para agregar valores à AGES e, sem dúvida, temos muito a contribuir para o seu crescimento e difusão na região Nordeste e no Brasil. Otimismo é a palavra de ordem.”