A Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário AGES foi constituída com o propósito de coordenar os processos internos de avaliação da instituição, sistematiza-los e prestar informações solicitadas pelo INEP. Terá o caráter construtivo e formativo, colocando em análise todas as atividades desenvolvidas pela organização, a fim de materializar sua missão: “contribuir para o desenvolvimento das regiões nordeste da Bahia e centro-sul de Sergipe, em que está inserida, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da Educação Superior”. Todas as ações do Centro Universitário AGES devem estar reguladas nessa missão, princípios, valores e, fundamentalmente, nas dez dimensões dispostas na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES.
O Centro Universitário AGES objetiva continuadamente a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, estimulando a participação de todos os atores que compõem o cenário educacional. Professores, alunos, funcionários e sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Instituição, sendo assim, ouvi-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisão da Instituição no sentido de agregar valor aos diversos segmentos. O processo de pesquisa ocorre através da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A IES fixou o Sistema de Avaliação que contempla cinco segmentos: Avaliação Institucional, Autoavaliação de Desempenho Funcional, Avaliação de Procedimentos de Rotinas Docentes, Avaliação de Ensino-Aprendizagem e Negócios.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituída pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e implementada pela resolução CONSEPE 021/2004, de 03.05.2004.
Durante os processos avaliativos, esperamos que haja integração entre os avaliadores e avaliados, comprometendo-se com a sistemática da avaliação para que se tenha o maior número possível de participantes. Desse modo, potencializam-se aqueles que fazem as coisas acontecerem, independente das adversidades e das ameaças, ao mesmo tempo em que se reitera o estigma de que a avaliação seja um sinônimo de punição, valorizando o planejamento e a definição de metas através da discussão coletiva.
A CPA da IES atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes, a composição, a duração do mandato de seus membros, a dinâmica de funcionamento e a especificação de atribuições da CPA é objeto de regulamentação própria, aprovada pelo órgão colegiado máximo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, observando-se as seguintes diretrizes:
I – necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada, ficando vedada à existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados;
II – ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.
Características da instituição:
A AGES Empreendimentos Educacionais LTDA. é pessoa jurídica, civil, com fins lucrativos, tendo sede e foro na cidade de Paripiranga-BA, CNPJ 03.732.265/001-72. Sendo autorizada pela Portaria Ministerial nº 347/2001, publicada no Diário Oficial da União de 26/02/2001, o Centro Universitário AGES desde a sua concepção até os dias atuais tem foco bem definido, o desejo de ser pioneira na região motivou o seu idealizador a estudar, buscar e colocar em prática os melhores métodos, as melhores estruturas físicas, os melhores profissionais para contribuir para o desenvolvimento educacional na sua área de atuação e cidades circunvizinhas.
Defensora do método ativo, como forma de construir um indivíduo crítico e autônomo, o UniAGES tem sido referência no Nordeste e no Brasil. Desde 2001, quando os cursos de Ensino Superior começaram a serem ofertados, o escopo da instituição era se tornar referência no campo educacional. Nessa conjuntura, o processo de avaliação institucional serve como ferramenta para que a IES continue evoluindo e alcançando seus objetivos, colocando suas atividades em constante apreciação é possível melhorar ainda mais suas potencialidades e trabalhar para mitigar as fragilidades.