Comunicado Oficial – COVID-19

Temos vivido um momento que exige intensa atenção e cuidados no sentido de reduzirmos a circulação do novo Coronavírus (COVID-19). Neste sentido, o Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19 da AGES traz atualizações importantes a respeito de suas atividades.

31.03.2020 – 15h30
Carta do diretor executivo

Olá acadêmicos,

Entendo que o momento atual requer, além de uma escuta redobrada e aproximação da instituição a seus alunos e alunas, ações concretas que viabilizem a continuidade de sua jornada em meio a esse cenário adverso. O panorama atual é instável e nosso papel enquanto instituição de ensino, além de zelar pela saúde nossa comunidade acadêmica, é desenhar soluções que tragam possibilidades concretas de auxílio aos nossos estudantes.

Nesse sentido, ontem (segunda, 30/3 – se ainda não tiver lido acesse aqui) nosso presidente enviou uma carta a cada aluno e aluna da AGES, destacando a contratação em 2020 de um Seguro Estudantil, que passa a valer a partir de 1º de abril, em benefício de nossos estudantes, independente da modalidade de ensino e sem qualquer custo. O seguro visa garantir o pagamento de até 3 meses de mensalidades cobertas pela seguradora, na hipótese de Perda de Renda decorrente da Perda Involuntária de Emprego ou Incapacidade Física Total Temporária por Doença ou Acidente do Responsável Financeiro, caso sejam atendidas as regras de cobertura e condições do seguro.

*Para conhecer na íntegra as regras de cobertura, condições do seguro e exclusões, basta acessar aqui!

Sabemos, também, que há situações que carecem de um apoio diferente. Desta forma, ainda nesta semana, apresentaremos aos nossos alunos e nossas alunas, como você, uma nova modalidade do financiamento PraValer, destinado a estudantes que desejem financiar as mensalidades dos meses de abril, maio e junho, diluindo parte do valor dessas mensalidades ao longo do segundo semestre.

Essas soluções, no entanto, somente fazem sentido se acompanhadas de um robusto projeto acadêmico que permita que nossas atividades acadêmicas permaneçam em pleno andamento.

Nessa perspectiva, a AGES consolidou ao longo das duas últimas semanas uma virada tecnológica, que possibilitou a manutenção de nossas aulas em ambientes virtuais, mediante o uso de nossas plataformas digitais, que garantem não só a transmissão on line, como também o que entendemos ser o mais relevante em um ambiente educacional: o diálogo constante entre professor e aluno.

Com isso, honramos nosso compromisso com a continuidade das atividades, garantindo que o semestre letivo não seja perdido ou prejudicado, por conta da suspensão de atividades presenciais no campus, por determinação das autoridades oficiais.

A logística que adotamos e nossa ferramenta tecnológica têm sido muito elogiadas tanto pelos estudantes e professores e isso muito nos honra. Contudo, caso algum aluno tenha alguma dificuldade na conexão entre em contato conosco com seu relato em bemestar@animaeducacao.com.br, para que possamos auxiliá-lo na resolução.

Importante esclarecer que, diante do panorama atual, não tivemos diminuição de custos, mas sim um incremento decorrente do uso de alta tecnologia e da nova logística.

Nossos professores e funcionários continuam trabalhando normalmente, de forma remota, recebendo seus salários e nossos Campi, escritórios e espaços acadêmicos continuam sendo regulamente mantidos, no aguardo de um retorno em breve de todos nós.

Em vista do acima exposto, não há previsão de redução no valor de nossas mensalidades, mesmo porque tal situação de força maior é transitória.

Nesse exato sentido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma nota técnica recomendando que, em razão da continuidade da prestação de serviço de forma diferente, mas com equivalente qualidade, “os consumidores evitem o pedido de desconto de mensalidades, a fim de não causar um desarranjo de salário de professores, aluguel, entre outros”.

Este também tem sido o posicionamento do Procon em várias praças do estado e no país, e demonstrando uma preocupação ampla com a viabilidade da continuação das práticas educacionais e com a remuneração de professores e funcionários.

Vale ressaltar, por fim, que o momento atual é de serenidade, cuidados individuais e coletivos com nossa saúde. Para tanto, disponibilizamos aos nossos alunos e alunas um canal direto para apoio psicológico, realizado por uma equipe interdisciplinar de psicólogos e educadores. Se necessitar, basta contatar nosso Comitê de Prevenção e Cuidados pelo e-mail bemestar@animaeducacao.com.br.

Permanecemos, claro, atentos ao cenário cujo desenho ainda é incerto, e nosso compromisso é manter a abertura ao diálogo com nossos alunos e alunas, e também de foco e compromisso para tomarmos decisões com agilidade e serenidade, que garantam a concretização de seu sonho.

Vamos juntos!

Guilherme Guerra
Diretor executivo

31.03.2020 – 10h
Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19

Alinhada às medidas preventivas decretadas pelos governos da Bahia e de Sergipe como parte das ações para prevenir e combater o novo Coronavírus, a AGES destaca que continuam SUSPENSAS AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E ACADÊMICAS PRESENCIAIS EM TODAS AS SUAS UNIDADES, conforme decisão governamental, que impõe situação de emergência em todo o território dos respectivos estados.

As atividades acadêmicas CONTINUAM NORMALMENTE por via de nossos recursos digitais e do uso intensivo de tecnologia.

Nesse sentido, informamos que AS AVALIAÇÕES DA ETAPA DE 50% ESTÃO SENDO PROGRAMADAS PARA ACONTECER NO AMBIENTE VIRTUAL, NO PERÍODO DE 17 A 30/04, conforme programação de cada disciplina. A prova caso ficará disponível por dois dias no Ulife para resposta do aluno. Será publicado, em breve, o calendário específico contendo as datas e prazos de cada disciplina.

No caso da FACULDADE AGES DE MEDICINA, as avaliações ocorrerão presencialmente. O cronograma com as datas específicas de cada Unidade Curricular será divulgado assim que for possível definir o retorno das aulas e das atividades no campus.

Além disso, seguiremos trabalhando com nossos colaboradores e colaboradoras administrativos atuando via Home Office (trabalho remoto), com uso de recursos digitais. Apenas algumas atividades pontuais, cuja natureza do serviço não permite a atuação via Home Office, permanecerão sendo realizadas na instituição, com olhar ainda mais cuidadoso e próximo de nossa equipe do Comitê de Prevenção e Cuidados para garantir a intensificação das ações preventivas e o bem-estar de todos.

Acompanhem constantemente nosso site especial sobre Covid-19 para ficar por dentro de atualizações e novos comunicados em: bit.ly/39hKPd7.

Atendimento: mantemos o atendimento normal ao público por meios também virtuais, em nossos canais oficiais disponíveis em: bit.ly/2UxTfb2.

Assessoria de Comunicação
Centro Universitário e Faculdades Integradas AGES

30.03.2020 – 20h
Carta do presidente

Olá, acadêmico (a)

Sabemos que este contexto de reclusão social tem impactado, e muito, a vida de todos. Nossa comunidade acadêmica é construída sobre fortes pilares e está preparada para enfrentar tais desafios. Entendemos e nos solidarizamos com a situação de cada um de nossos alunos e alunas, e nossas ações são pautadas na continuidade dessa jornada. O principal compromisso da AGES, nesse momento, é trabalhar intensa e incessantemente para seguir normalmente com as atividades acadêmicas de qualidade e, consequentemente, reduzirmos os impactos sociais e emocionais em toda nossa comunidade. Os necessários esforços de saúde pública têm trazido, como efeito colateral, um ambiente de insegurança quanto à renda e emprego.

Com isso, já há algumas semanas, antevendo o cenário atual de combate ao COVID-19, buscamos opções para apoiar nossos estudantes e contribuir para que eles possam resguardar seus estudos, principalmente aqueles em situação econômica mais vulnerável, cuja condição financeira torna mais difícil enfrentar uma perda involuntária de emprego e renda.

Para tanto, apresentamos a vocês as seguintes ações que adotamos para apoiá-los nessa jornada:

1. Informamos que a AGES firmou uma parceria com a Icatu Seguros e em 2020 irá oferecer aos nossos estudantes, a partir de 01 de abril, sem qualquer custo, um seguro educacional que, em casos de Perda de Renda decorrente da Perda Involuntária de Emprego ou Incapacidade Física Total Temporária por Doença ou Acidente do Responsável Financeiro, poderá garantir o pagamento de até 3 mensalidades, caso sejam atendidas as regras de cobertura e condições do seguro.

Para conhecer na íntegra as regras de cobertura, condições do seguro e exclusões, basta acessar aqui*

2. Não obstante a importância e abrangência da iniciativa do seguro educacional, entendemos que este é um cenário de vulnerabilidade não só para quem perdeu a renda. Nesse sentido, também divulgaremos nova solução financeira, vinculada à nossa forte parceria com o PraValer, com o objetivo de financiar as mensalidades daqueles que necessitam de uma ajuda extra neste momento. Essa nova modalidade permite aos alunos e alunas financiar parte das mensalidades de abril, maio e junho, diluindo parte do valor dessas mensalidades ao longo do Segundo Semestre (mediante análise de crédito). Divulgaremos, nos próximos dias, o regulamento completo dessa nova modalidade.

3. Criamos, também, um canal de contato para que pessoas que têm se sentido fragilizadas possam compartilhar suas ansiedades. Se este é seu caso, faça contato com nosso Comitê de Prevenção e Cuidados Covid-19 pelo e-mail bemestar@animaeducacao.com.br. Temos uma equipe preparada de profissionais para contribuir nos aspectos que envolvem a saúde mental de todos os alunos e alunas da instituição.

Apesar do momento adverso, é fortemente encorajador presenciar a velocidade com que todos nós na AGES temos nos adaptado, mantendo normalmente as aulas por meio da utilização intensiva de alta tecnologia, sem a necessidade do comparecimento presencial, suspenso por determinação de órgãos oficiais. Cientes de que cada aluno e aluna tem uma realidade singular, aproveitamos para reafirmar nosso compromisso de atender às diversas individualidades, mantendo cada vez mais forte nosso propósito de Transformar o País pela Educação.

Por outro lado, cumprindo o nosso papel social, estamos divulgando um edital para todas as áreas de conhecimento, que tem por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica para projetos de Pesquisa e Extensão que estejam diretamente ligados à prevenção e controle da COVID-19. Todos os nossos alunos poderão se inscrever para essas iniciativas por meio das páginas em que são divulgadas a extensão e a pesquisa de nossas universidades. Há projetos importantes, como, por exemplo, alguns voltados à produção de máscaras de proteção para profissionais da saúde, as “Face Shields”, dentre vários outros. Especificamente para os estudantes da área de saúde, em parceria com a Inspirali, nossa vertical de medicina, iremos promover a saúde integral, por meio digital, realizando a tele orientação de pacientes, com recomendação sobre o isolamento domiciliar, tudo em parceria com o SUS e o Ministério da Saúde.

Acreditamos que tais iniciativas vão contribuir para avançarmos.Todos nós temos sido afetados. Ninguém sabe ao certo o quanto. E o único antídoto eficiente o bastante neste contexto é um mix de paciência, prudência e confiança! Mais uma vez, só a conexão e o desejo de seguirmos juntos e adiante nos levará para um novo patamar, o qual, é verdade, não seria atingido jamais em tempos de calmaria.

Um dia todos os alunos e as alunas estudarão os acontecimentos pelos quais estamos atravessando atualmente e perguntas a respeito deste contexto, sem precedentes, serão feitas nos exames ou vestibulares. Entretanto, enquanto estivermos vivendo a própria história, que possamos tirar proveito das lições e experiências, que lembremos, acima de tudo, de darmos as mãos para os que se sentem perdidos e que nunca esqueçamos que a nossa vulnerabilidade pode se transformar na nossa maior força.

E sigamos em frente, porque esta fase vai passar. Acompanhe sempre nossa página especial sobre Covid-19 para ficar por dentro de atualizações e informações: www.faculdadeages.com.br/uniages/covid-19

Uma ótima semana a todos.

Marcelo Battistela Bueno
Presidente da Ânima Educação

27.03.2020 – 12h
Nota sobre fake news de retorno às aulas

A AGES esclarece, por meio do seu Comitê de Prevenção e Cuidados da Covid-19, que é falsa e infundada a notícia que circula em alguns grupos de WhatsApp sobre o reinício das aulas presenciais em 30/03 para as instituições integrantes da Ânima Educação, como a AGES.

Destacamos que, seguindo as orientações e recomendações dos órgãos oficiais para contribuir na prevenção e cuidados contra a doença, AS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS ESTÃO SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO, podendo haver mudanças se houver necessidades ou por eventuais decretos oficiais.

Lamentamos profundamente que notícias desse tipo sejam compartilhadas, gerando desinformação na sociedade e em nossa comunidade. Reforçamos que as informações oficiais de nossa instituição são divulgadas por meio de nossos canais oficiais de comunicação, entre eles nosso site especial sobre o tema: faculdadeages.com.br/covid-19

19.03.2020 – 13h30
Nota sobre fake news – Jacobina

A AGES, por meio do seu Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19, informa que é infundada a notícia que tem circulado nas redes sociais e nos demais canais de comunicação acerca da existência de um caso confirmado de Coronavírus (Covid-19) no corpo docente da Instituição. Esta informação trata-se de uma fake news. Não existe, até o momento, nenhum educador, colaborador ou estudante da AGES que tenham qualquer confirmação do vírus.

Conforme dados atualizados do Ministério da Saúde, até esta data (19/03), os 27 casos confirmados na Bahia estão localizados nos municípios de Feira de Santana, Salvador, Porto Seguro e Prado (clique aqui para obter mais informações), não havendo nenhuma confirmação no município de Jacobina, nem na região circunvizinha.

A AGES tem atuado para que todas as medidas de segurança e de combate ao Coronavírus sejam adotadas. Isto se traduz na suspensão das aulas presenciais desde o dia 17/03, bem como nas medidas de prevenção adotadas, de acordo com o comunicado oficial publicado em 16/03, que determinam o uso de ferramentas tecnológicas de ensino-aprendizagem on-line para que as aulas não ocorram de maneira presencial, evitando aglomerações, conforme orientação do governo e dos demais órgãos competentes.

Informamos ainda que, a partir desta segunda-feira (23/03), estarão suspensos os atendimentos presenciais ao público externo em todas as unidades da rede. Isto, no entanto, não significa que estaremos sem funcionamento. Permaneceremos à disposição dos estudantes e da sociedade por meio de nossos canais de atendimento telefônico e eletrônico.

Lamentamos profundamente que notícias desse tipo sejam compartilhadas, gerando pânico e causando a desinformação da sociedade. A orientação é buscar informações nos canais oficiais de comunicação do governo, bem como nos portais e veículos de imprensa que possuam, de fato, credibilidade e seriedade no trato dessas questões. Ou, ainda, nos canais de comunicação da AGES.

O Ministério da Saúde disponibiliza um site especial sobre o tema, com uma área específica sobre fake news (clique aqui para acessar).

Todos contra o Coronavírus! Todos contra as fake news!

Não deixe de entrar em contato conosco em caso de dúvidas.

19.03.2020 – 11h

Em linha com a adoção de medidas preventivas recomendadas pelos órgãos oficiais de Saúde, nos esforços para prevenção e combate ao COVID-19, a AGES IRÁ SUSPENDER AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS PRESENCIAIS NOS CAMPI DE PARIPIRANGA, LAGARTO, JEREMOABO, TUCANO, JACOBINA E SENHOR DO BONFIM a partir de 23/03/20 por tempo indeterminado, interrompendo, assim, os atendimentos à comunidade externa.

Seguiremos trabalhando com nossos colaboradores e colaboradoras administrativos atuando via Home Office (trabalho remoto), com uso de recursos digitais. Apenas algumas atividades pontuais, cuja natureza do serviço não permite a atuação via Home Office (como Segurança, Manutenção e Limpeza), permanecerão sendo realizadas na instituição, com olhar ainda mais cuidadoso e próximo de nossa equipe do Comitê de Prevenção e Cuidados para garantir a intensificação das ações preventivas e o bem-estar de todos.

Atendimento: Além disso, mantemos o atendimento ao público por meios também virtuais, através do e-mail caa@uniages.edu.br ou via Protocolo no Portal do Aluno.

Continuidade das aulas: Destacamos que as atividades acadêmicas, como informado anteriormente, TEM CONTINUIDADE por via de nossos recursos digitais e do uso intensivo de tecnologia.

Continuamos atentos e alertas para eventuais desdobramentos e definições e, por este motivo, enviaremos novos comunicados sempre que existirem novas atualizações.

Neste momento, é mais do que importante estarmos juntos e seguirmos as orientações preventivas para que possamos superar este cenário. #JuntosVamosVencer

16.03.2020 – 22h

A partir do cumprimento de recomendações das autoridades públicas e de órgãos oficiais de Saúde, com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra a doença, e em linha com orientações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e de autoridades de controle epidemiológico, a AGES informa que estará em recesso nos dias 17 e 18 de março (terça e quarta-feira). Além disso, a instituição irá suspender as ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS em todas as suas unidades (Bahia e Sergipe) no período entre 19 e 31 de março, inicialmente, podendo ser estendido caso haja sinalizações por parte dos órgãos oficiais.

Contudo, a partir do dia 19/03, as atividades acadêmicas seguirão normalmente e TERÃO CONTINUIDADE por meio de nossos recursos digitais e do uso intensivo de tecnologia (exceto para o curso de Medicina, cujas aulas neste modelo têm início em 23 de março, com recesso sendo válido entre 17 e 20 de março). Seguindo as experiências de diversas outras instituições no Brasil e no mundo, estamos preparados para fazer esta mudança no cenário de aprendizagem de nossos estudantes.

Sobre os cuidados para quem está em grupos de vulnerabilidade:

Vale informar também que se você faz parte de um dos grupos mais vulneráveis à doença (acima de 60 anos; portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão; gestantes; cardiopatas; imunodeprimidos; sintomáticos respiratórios – pneumopatas), você já deverá acompanhar as atividades remotamente.

Para isso, basta fazer contato direto com o seu, ele irá organizar suas atividades de forma remota.

Além disso, caso você seja de uma turma na qual o(a) professor(a) de uma disciplina esteja no grupo de vulnerabilidade, ele comunicará os estudantes sobre os próximos passos para a continuidade das aulas com uso de ferramentas digitais (como encontros virtuais via Google Hangouts, mentoria de atividades via Ulife, entre outras), sem comprometer o calendário acadêmico e, principalmente, seu aprendizado.

A AGES continuará acompanhando atentamente os desdobramentos relativos ao novo Coronavírus, bem como as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Em caso de dúvidas, basta fazer contato conosco por meio dos canais digitais oficiais de atendimento.

13.03.2020 – 17h

Em caso de caso de futuras restrições específicas por parte dos órgãos competentes ou alguma eventual detecção de casos confirmados, daremos continuidade às aulas por meio de nossos recursos digitais e uso intensivo de tecnologia, já que estamos preparados para aplicar e fazer esta mudança no cenário de aprendizagem. E caso tenhamos estes tipos de situação, enviaremos novos comunicados.

Destacamos também que se você faz parte de um dos grupos mais vulneráveis à doença (acima de 60 anos; portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão; gestantes; cardiopatas; imunodeprimidos; sintomáticos respiratórios – pneumopatas), você já deverá acompanhar as atividades remotamente. Para isso, basta fazer contato direto com o seu professor por meio do Ulife: Menu Vida Acadêmica > Fale com o Professor. Ele irá organizar suas atividades de forma remota.

Além disso, caso você seja de uma turma na qual o(a) professor(a) de uma disciplina esteja no grupo de vulnerabilidade, ele comunicará os estudantes sobre os próximos passos para a continuidade das aulas com uso de ferramentas digitais (como encontros virtuais via Google Hangouts, mentoria de atividades via Ulife, entre outras), sem comprometer o calendário acadêmico e, principalmente, seu aprendizado.

Reforçamos também a importância de que todos sigam os cuidados básicos preventivos indicados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus.

Acompanhe esta página para atualizações constantes de informações e outros comunicados sobre o tema.

Deixe uma resposta