(75) 3279-3600/2210 faleconosco@uniages.edu.br

CURSO DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO E ODONTOLOGIA FAZEM PARCERIA PARA INCENTIVO A PESQUISA E PUBLICAÇÃO

doutores

Os professores do UniAGES –  Renan Sallazar Ferreira Pereira (Colegiado de Enfermagem), Fábio Luiz Oliveira de Carvalho (Colegiado de Fisioterapia), Igor Macedo Brandão (Colegiado de Nutrição) e José Renaldo Prata Sobrinho (Colegiado de Odontologia) constituíram um grupo de trabalho interdisciplinar que respaldará a pesquisa e a publicação de textos científicos na IES. Essa parceria entre os referidos colegiados objetiva em primeiro lugar, promover o diálogo científico entre essas áreas da saúde, fomentando a pesquisa e a investigação diante dos casos analisados, que culminará na publicação de textos científicos.

Nesse cenário, a Produção Única – ferramenta de avaliação da instituição, se materializará como objeto de iniciação científica, sob um viés interdisciplinar.  Além disso, demais trabalhos que estejam sendo pesquisados poderão ter o suporte dessa equipe que acolherá, conforme a qualidade, inclusive a possibilidade de coautorias.

Nesse sentido, o incentivo e suporte à pesquisa se solidificará. Na condição de Centro Universitário,  o UniAGES tem o compromisso com a construção do conhecimento científico. A publicação de artigos científicos de qualidade será o resultado de todo um projeto institucional. Agrega-se a isso, a formação do currículo de cada acadêmico que participa desse processo.

O professor Fábio Luiz aponta que “Somente esse mês, já submetemos 4 artigos a aprovação em revistas qualificadas pela CAPES. O aluno, que é nosso parceiro e construtor no desenvolvimento científico, será beneficiado de forma única na produção desses artigos”. Para o Professor Igor Brandão “O aluno, tendo uma visão holística e interdisciplinar, pode, indubitavelmente trabalhar de forma mais segura e competente. Vamos incentivar nossos acadêmicos, através da metodologia da IES e dos recursos que utilizamos para avaliação e faremos com que os dados das pesquisas de campo possam ser compartilhadas na literatura, contribuindo com as diversas esferas da população e da academia”. Para o professor Renaldo Prata “O primeiro benefício é o desenvolvimento e o comprometimento do aluno, segundo é a contribuição que construímos junto a IES e terceiro é a fortalecimento dos laços que mantemos entre nós professores, o resultado disso é sempre a melhoria pessoal e profissional de todos”, ainda sobre o tema afirma o professor Renan Sallazar: “A parceria tem como objetivo aprofundar a cooperação acadêmica entre os cursos de ensino superior e pensando no futuro, com centros de ciência e tecnologia brasileiros e internacionais, como já estamos trabalhando, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e nos países colaboradores”.

Cumpre observar que a interdisciplinaridade também visa aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e Ensino Superior no Brasil e pares das Universidades Internacionais através do Programa de Internacionalização do UniAGES aumentando o conhecimento sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores que temos.