4020-2340 Fale Conosco

DIREITO E CINEMA, PROGRAMAÇÃO DO DIA 07/08

DIREITO E CINEMA, PROGRAMAÇÃO DO DIA 07/08

 

A Qualquer Preço (A Civil Action, 1998)

A história do advogado estadunidense Jan Schlittman (John Travolta) acostumado a pegar grandes casos em busca de acordos para evitar o desfecho nos Tribunais, é um retrato do quanto à ética é fundamental para agir jurídico, mesmo em um sistema onde a negociação previa é real. O enredo gira em torno de um escritório contratado para defender uma população adstrita a um curtume e, a recorrência de casos de leucemia em crianças. Mas, como comprovar o nexo causal entre os produtos químicos utilizados na limpeza do couro e o adoecimento das crianças? É na busca por respostas e construção da melhor estratégia no Tribunal, onde reside à força do enredo, pois, ao levar a asfixia financeira do escritório de advocacia, avido por conseguir milhões em indenização, termina por levar os sócios à falência, com a carreira e reputação ameaçada, todos são chamados a pensar suas escolhas no campo jurídico.

Ficha Técnica

Gênero: Drama

Ano: 1998

Duração: 114 minutos

Origem: EUA

Distribuidora: Buen Vista Pictures / UIP

Direção: Steven Zaillian

Produção: Rachel Pfeffer, Robert Redford e Scott Rudin

Roteirista: Steven Zaillian, baseado em livro de Jonathan Harr

Fotografia: Conrad L. Hall

Trilha Sonora: Danny Elfman

Elenco: John Travolta (Jan Schlichtmann), Robert Duvall (Jerome Facher), Tony Shalhoub (Kevin Conway), William H. Macy (James Gordon), Zeljko Ivanek (Bill Crowley), Bruce Norris (William Cheeseman), John Lithgow (Juiz Walter J. Skinner), Kathleen Quinlan (Anne Anderson), Peter Jacobson (Neil Jacobs), Mary Mara (Kathy Boyer), James Gandolfini (Al Love), Stephen Fry (Pinder), Dan Hedaya (John Riley), David Thornton (Richard Aufiero), Sydney Pollack (Al Eustis), Ned Eisenberg (Tio Pete), Margot Rose (Donna Robbins), Kathy Bates, Harry Dean Stanton.

Premiações:

O filme recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Robert Duvall) e Melhor Fotografia e, uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Robert Duvall).