(75) 3279-2210/3600 faleconosco@uniages.edu.br

O que significa a sigla CCAF?

Comitê de Controle de Avaliação e Frequência.

Qual a função do CCAF

O CCAF é o setor que tem a função de prestar serviços e informações à comunidade acadêmica. Tem a missão de discutir, programar, acompanhar e analisar a política de avaliação do desempenho dos estudantes junto aos segmentos pedagógicos, estudantis, de gestão e docência da instituição; construir instrumentos de avaliação do desempenho dos estudantes; aplicar, corrigir, tabular os resultados e comunicar aos estudantes, professores e gestores; redefinir as ações de avaliação do desempenho dos colaboradores institucionais: docentes, gestores e demais profissionais do suporte acadêmico; diagnosticar potencialidades e fragilidades dos processos com encaminhamento para a qualificação profissional, quando necessário; apresentar os relatórios finais à Secretaria Geral, logo após a conclusão do semestre.

Como serei avaliado no Sistema Progressivo?

O processo de avaliação deverá ser realizado em níveis crescentes de complexidade de competências. O acadêmico será avaliado em dois momentos durante o semestre. O primeiro momento corresponde à avaliação de 50% das competências que serão trabalhadas durante o período letivo; o segundo de 100%, sendo que todos os processos avaliativos terão valor de 0 a 10 pontos. Apura-se a média das duas etapas de avaliação e desenvolve-se o cálculo de peso 0,9 que representará o aspecto cognitivo. Em seguida, soma-se ao resultado da nota de 0 a 1,0, multiplicado pelo peso 0,1, atribuído a etapa de apresentação do fichamento individual e por disciplina correspondente a leitura complementar sugerida e acompanhada pelo professor.
Para se obter a média final do semestre, após o resultado entre as 2 avaliações e o fichamento, entra a Produção Única que tem peso de -2,0 a 2,0 pontos, caso o aluno não faça o fichamento de uma das obras, o valor máximo da produção única, referente à disciplina em questão, será de -2,0 a 1,0. Então, o resultado final do semestre se dá entre o resultado das 2 avaliações mais fichamento e após este resultado, soma-se ou diminui-se a nota da Produção Única.
Toda avaliação deverá contemplar os Domínios Cognitivos, Afetivos e Psicomotores.
O acadêmico tem total autonomia para agendar suas avaliações optando pelas datas que melhor convir, de acordo com o Calendário de Avaliações , que é divulgado no mural e no site institucional.
As duas avaliações são de caráter obrigatório. Caso elas não sejam realizadas, acarretará na reprovação da disciplina.

Caso não consiga ATINGIR média 7,0 ao final do semestre, o que acontecerá?

Desconsiderar-se-ão as notas anteriores, submetendo-se a uma avaliação complementar de mesmo nível de complexidade da segunda avaliação, com valor de 0 a 10.

Quando realizarei AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR?

Será realizada no 21º encontro, sempre no dia e horário da disciplina, sendo aplicada pelo professor da referida disciplina.
Para saber o resultado final, você deverá acessar o site www.faculdadeages.com.br através do portal do aluno com o número de matrícula e a senha pessoal.

Quais os procedimentos da PRODUÇÃO ÚNICA?

Na busca da integralidade do sujeito, compreende-se que a construção do ser se dá pela capacidade que vai além do potencial cognitivo. E para atender a esta formação, O Centro Universitário AGES inclui, em sua proposta pedagógica, a necessidade de inserir junto às competências de cada disciplina a formação de leitura e da escrita por meio da relação estabelecida entre as teorias aplicadas e as diversas literaturas que servirão de subsídio para o aprofundamento dos estudos.
Por isso, o estudante ageano precisa, para além de sua bibliografia básica e complementar, ler, no mínimo, mais cinco obras por semestre, pois cada disciplina elege uma ou mais obras para complementar as discussões da disciplina e, como resultado dessa leitura, o estudante elabora uma produção única em forma de artigo, ensaio e outras produções que variam de acordo com a complexidade e avanço de cada semestre.
Deve-se estar claro que produção única tem por objetivo, para além dos acadêmicos de leitura, escrita e estudo, permitir a discussão da disciplina em novo olhar. Isso quer dizer que as obras lidas e os trabalhos produzidos devem estar totalmente relacionados às competências da disciplina. Não é para o estudante ter a sensação de que vai parar de estudar a matéria para ler um livro, de que a produção e leitura já sejam mais estudos para a disciplina.
Até mesmo para os estudantes iniciais, a prática vem mostrando que não é interessante apenas pedir um resumo ou resenha, mas que este venha acompanhado de um novo olhar do estudante, isto é, o resumo seja apenas um item do trabalho pedido. Para isso ocorrer, é pertinente realizar trabalhos que sempre relacionem conceitos, ideias, análise de teorias com observações práticas da realidade.
Outro dado mostrado pela experiência é que os estudantes se envolvem mais com os trabalhos que exigem observações da realidade e estabelecem múltiplas relações com as competências discutidas na disciplina, até porque, esse é o objetivo da produção única.
Essa produção deve ser realizada individualmente, mesmo que a observação tenha sido em grupo, sendo que o aluno pode optar por realizar um texto dissertativo, estudo de caso, ensaio ou artigo científico.

Qual o valor da PRODUÇÃO ÚNICA?

Pode variar de menos 2,0 a 2,0 pontos para serem somados ao resultado.
Somar-se-á de 0 a 2,0 no processo de avaliação
•Orientar-se pelas normas do Manual de Produções Acadêmicas da Instituição e ABNT;
•Linguagem acadêmica (coerência externa e interna do texto);
•Gramática (ortografia, acentuação, regência, concordância, emprego adequado de pronomes, conjunções, tempos e modos verbais, preposições e pontuação);
•Conteúdo demonstrado: fundamentação teórica com nítidas relações da(s) obra(s) lida(s) com as competências construídas nas disciplinas;
•Proporcionar aos estudantes discussões e diálogos da obra, disciplina e do autor do trabalho;
•Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão;
•Vocabulário (variedade e adequação);
•Coesão: construção de períodos: (observar a existência de repetição de palavras e frases incompletas);
•Coerência: encadeamento das ideias;
•Coerência: relação entre ideias e a realidade

Diminuir-se-á valores do resultado final do processo de provas, os seguintes casos:
• Menos 2,0 quando não faz a produção;
• Menos 2,0 quando comprovado plágio;
• Menos 2,0 quando constatado descaso.

Caso perca a data da avaliação, tenho direito a fazer nova chamada?

De acordo com o Regimento do Centro Universitário AGES, o aluno só terá direito à segunda chamada se comprovado motivo justo de sua ausência. Assim:
– a avaliação segue, rigorosamente, o calendário instituído pelo UniAGES;
– a aplicação dos exames é de responsabilidade do CCAF;
– a ausência à segunda chamada não concede ao acadêmico o direito de outra oportunidade de avaliação;
– o acadêmico deverá protocolar a solicitação para a segunda chamada, no prazo máximo de 48 horas, a contar da data agendada para realização. Efetua o pagamento no Setor de Finanças ou na Livraria Campus e protocola via portal acadêmico para agendamento da avaliação, seguindo o Calendário preestabelecido.

Como receberei minhas avaliações e/ou meus resultados?

As avaliações e os resultados serão entregues pelo professor em sala de aula a partir do 15º dia, a contar da data da realização da avaliação, ou seja, duas semanas após.

Como funciona o recurso de prova?

O acadêmico insatisfeito com o resultado da avaliação feita pelo professor poderá protocolar via portal acadêmico o recurso de prova, para que passe pela apreciação de uma comissão. O prazo máximo para a entrada será de 10 dias após a divulgação do resultado pelo professor. O parecer final da comissão é dado após 20 dias da sua entrada.

Caso esteja realizando prova, como justificarei a minha ausência na aula?

Abono de falta, em dias de avaliação, será validado mediante apresentação do exame realizado.

Curso disciplinas de 40h, quais as especificidades?

Para os acadêmicos que cursam apenas uma disciplina de 40h, deve-se seguir à seguinte orientação:
• Se a disciplina corresponder aos 10 primeiros encontros, o aluno deverá realizar a avaliação de 50%, mais a Produção Única acompanhada pelo professor;
• Para os alunos que farão apenas a disciplina correspondente aos encontros do segundo momento, ou seja, a partir do 11º encontro, deverão realizar a avaliação de 100% e a Produção Única;
• Se o acadêmico não conseguir alcançar a pontuação necessária para aprovação, o mesmo deverá realizar a avaliação complementar.

Como posso visualizar meu desenvolvimento acadêmico?
Acessando o Portal do Aluno em: Novo portal – Escola1

Como acompanhar minhas faltas?
Acessando o Portal do Aluno em: Novo portal – Escola1