(75) 3279-3600/2210 faleconosco@uniages.edu.br

História da AGES torna-se notícia em site

Por Pedro Lúcio Astrê*

Este é o relato de uma história de sucesso. Poderia perfeitamente fazer parte de qualquer livro de empreendorismo e de autoajuda. Sorte? – Sim. Um sonho? – Que se tornou realidade. Mas não se constrói nada na vida sem empenho, determinação e força de vontade; circunstâncias que fazem um homem e seu destino.

Deixem-me apresentá-lo: Falamos neste artigo, do cidadão Professor José Wilson dos Santos, natural da Zona Rural da cidade de Paripiranga, Diretor Geral dos empreendimentos Ages, um dos maiores complexos educacionais do País, 50 anos, (eu sou mais velho do que ele), um homem que fez o seu destino, empresário de sucesso da educação num Estado, (Governo), que a coloca como artigo de segunda categoria e não contempla os seus filhos condignamente com a qualidade desejada e esperada.

Era, então, um menino pobre, da roça, que teve contato com a educação somente aos 15 anos, mas, predestinado, foi a muito custo alcançando os níveis da formação escolar até concluir a sua graduação. Foi funcionário do Banco do Brasil, em uma época em que ser servidor dessa instituição era sinônimo de status, mesmo assim, era um inconformado, não era isso o que ele desejava para a sua vida, seus objetivos eram outros.

Como começou? Acredito que nem ele mesmo sabe dizer. Ou vai responder fazendo suas, as palavras de Chicó, personagem autentico das plagas nordestinas da obra “Auto da Compadecida” do sertanejo da “gema” Ariano Suassuna: “Não sei, só sei que foi assim!!!…” No início, uma escolinha para crianças, estabelecida numa pequena cidade do interior da Bahia. Futuro? Quem via não acreditava em evolução. Em seguida, um colégio – o começo da expansão. Isso, há trinta anos passados.

Há tempos, assistindo a uma palestra do Paripiranguense José Ronaldo, ex-deputado e atual Prefeito da segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana e ele, falando para alunos no interior do recém-inaugurado cinema 3D da faculdade Ages, disse que, quando José Wilson lhe confidenciou há anos atrás que iria instalar uma faculdade, pensou: “Está doido!”. Naquela oportunidade, aproveitando o ensejo, fazia uma confissão em “mea culpa”, por não ter acreditado no amigo e conterrâneo visionário.

Sou um seu admirador. Sou egresso da sua Instituição. Os anos em que ali passei, vivenciei o crescimento meteórico das suas instalações e a oferta de novos cursos. Hoje não é mais Faculdade Ages mas, Centro Universitário Ages. A Instituição obtém sempre, os maiores conceitos avaliativos do MEC – Ministério da Educação e Cultura para o norte e nordeste em todos os seus cursos.

Paripiranga cresce e se desenvolve por conta da Ages. Ela é a maior empregadora da região. O comércio, serviços e a expansão imobiliária é fomentada em boa parte pelos estudantes do Noturno e dos que fazem parte do Calendário Alternativo, uma metodologia ageana para que, alunos que residem em municípios distantes, possam concluir a graduação. Para a cidade convergem estudantes de mais de cinquenta municípios da Bahia e Sergipe. A Ages estimula ainda alunos dos seus cursos com ajuda de custo, alimentação, auxilio moradia e outros benefícios. Esses, podem pleitear o FIES, podem, dependendo da nota do ENEM, obterem bolsa integral de estudos. Dessa forma, a Ages facilita o ingresso no ensino superior.

O Centro Universitário Ages, atualmente, oferece 21 cursos de graduação como sejam: Administração – Ciências Biológicas – Ciências Contábeis – Direito – Educação Física – Enfermagem – Agronomia – Engenharia Civil – Farmácia – Física – Fisioterapia – Geografia – História – Letras – Matemática – Nutrição – Pedagogia – Psicologia – Química – Serviço Social – e Sistema de Informações. Mas, como quem realiza os seus sonhos, os seus objetivos, outros chegam e se colocam como desafios. A meta agora é o curso de medicina, o qual, não tenho dúvidas que será obtido pela Ages.

O professor José Wilson dos Santos, Diretor Geral ou, melhor dizendo: “O Dono”, é uma pessoa de hábitos simples, os alunos que não o conhecem, passam por ele no Centro Universitário e o confundem com mais um estudante que transita. Só se vê o professor Wilson em trajes formais, nas solenidades, congressos e seminários realizados pela Ages. O sucesso não o deixou vaidoso. Poderia chegar ao seu complexo educacional em um carrão importado, mas chega diariamente em seu Troller, um Jeep de Rali – “Um sonho de consumo realizado”, como ele mesmo já confidenciou.

O menino da roça ganhou o mundo. O professor Wilson, conhece boa parte dele. Viaja sempre em busca de novos conceitos, formas e métodos educacionais. A metodologia de ensino adotada pela Ages é pioneira no País. Foi implantada, após o professor verificar nos Estados Unidos, que era uma forma de ensino moderna e não pensou duas vezes, colocou-a em prática, obtendo sucesso. Europa, Ásia, países da América do sul e América do Norte, são sempre visitados pelo Diretor Geral em busca do aprimoramento educacional para sua Instituição.

Agora, a expansão ficou maior. A meta para 2015/16 é o Centro Universitário Ages contar com 22 mil alunos e, para que isso ocorra, está implantando extensões em vários municípios da Bahia e Sergipe, levando os seus cursos para outras localidades, (Euclides da Cunha terá a extensão). Para administração e controle dessas extensões, (novos “Campis”), já está sendo construído em seu complexo mais um prédio, este, com cinco pavimentos. A Ages e José Wilson não param. Para melhor conhecimento do Centro Universitário Ages, pode-se acessar: www.faculdadeages.com.br e obter maiores informações sobre os cursos oferecidos, as instalações, localização etc.

Este não é um artigo publicitário, mas uma afirmação da admiração e reconhecimento ao talento e a determinação de um homem que fez o seu destino: Professor José Wilson dos Santos: – Um vencedor!

Nossos votos de sucesso sempre.

* Pedro Lúcio Astrê é Bacharel em Direito formado pela Faculdade Ages e Diretor Redator Chefe do site www.euclidesnews.com.br

Fonte: http://www.euclidesnews.com.br/noticia/9127/uma-historia-de-sucesso.html

Assessoria de Comunicação
Faculdade AGES