Centro Universitário AGES III Encontro da Educação Física na Educação Infantil - Centro Universitário AGES
(75) 3279-3600/2210 faleconosco@uniages.edu.br

III Encontro da Educação Física na Educação Infantil

Ed. Física_2

 

O III Encontro Educação Física na Educação Infantil da Faculdade AGES (“A VALORIZAÇÃO DO MOVIMENTO CORPORAL DA CRIANÇA”) foi pensado para que os acadêmicos do colegiado de Educação Física da disciplina Metodologia da Educação Física na Educação Infantil possam contribuir com momentos teóricos e práticos nas práticas pedagógicas dos professores que atuam com a Educação Infantil no município de Paripiranga-BA.

Esse encontro proporcionará a interação entre os acadêmicos do colegiado de Educação Física, Pedagogia e Psicologia bem como aso professores que atuam na Educação Infantil para que possam dialogar acerca das problemáticas e possibilidades na práxis pedagógicas executadas dentro da perspectiva da psicomotricidade com atividades atendendo as necessidades das crianças de 0 a 5 anos.

Refletir sobre Educação Física na educação infantil é desafiador, sobretudo quando pensamos em possíveis tensões existentes na presença do profissional de Educação Física inserido no ensino de zero a cinco anos. Estamos falando da relação entre professor especialista atuando junto com o unidocente (pedagogo) (AYOUB, 2005).

O encontro realizar-se-á no dia 15/05/15 em três momentos:  no Anfiteatro com todo o sistema audiovisual, primariamente das 8h às 8h40 teremos o credenciamento e escolha da oficina(turno vespertino) com a entrega das pulseiras na frente do Anfiteatro realizada pela comissão. No primeiro momento da manhã, das 8h40 às 10h40, teremos uma mesa redonda composta por professores do colegiado de Educação Física, Pedagogia e Psicologia juntamente com um aluno por colegiado e um professor convidado representando a comunidade externa no espaço do Anfiteatro discutindo a respeito da ação interdisciplinar na educação infantil, no segundo momento das 11h às 12h30 será possibilitado à participação dos ouvintes no tocante de ampliarmos a discussão sendo mediada pelos acadêmicos da mesa. No terceiro momento das 14h às 17h teremos as oficinas temáticas proporcionadas pelo colegiado de Educação Física nos espaços do (Palco do Shopping, Palco do Anfiteatro, quadra do Anfiteatro, Auditório Leandro Reis, Auditório José Fernando, Auditório Nadja Maciel e o laboratório transmidiático de história e ensino de história), os estudantes e convidados optarão pela escolha da oficina a partir do credenciamento que será realizado no ato da entrada do Anfiteatro por parte da comissão. O encerramento será das 17h às 17h30 no espaço do Anfiteatro com uma discussão coletiva para elencarmos pontos do evento para possibilitarmos a avaliação do mesmo. O evento ofertará para os professores e alunos de outros colegiados da IES um diálogo acerca das contribuições da Educação Física na perspectiva da psicomotricidade na educação infantil com um olhar interdisciplinar bem como oferecer um momento de discussão e contribuições para as práticas pedagógicas dos professores que atuam com a educação infantil.