(75) 3279-3600/2210 faleconosco@uniages.edu.br

Qual a diferença entre estágio extracurricular, estágio curricular supervisionado e estágio para fins de atividades complementares?

Estágio extracurricular: é aquele desenvolvido como atividade opcional, ou seja, é realizado em empresas, escolas, órgãos públicos, entre outros, sempre remunerado. É importante observar que as horas de estágio extracurricular não são contabilizadas para o estágio exigido pelo Centro Universitário AGES (o denominado estágio curricular ou estágio supervisionado), podendo este ser realizado em qualquer período, respeitando-se as exigências dos órgãos concedentes. Vale salientar que, para realização do estágio extracurricular, é necessário que o Centro Universitário AGES tenha um convênio com determinada empresa ou órgão público, caso não ocorra, terá que ser firmado o convênio para a emissão do Termo de Compromisso, documento que formaliza e torna legal o estágio extracurricular.
Estágio curricular supervisionado: possui o caráter de prática profissional, planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos e o horário escolar. Este é obrigatório e exigido pelo Centro Universitário AGES, faz parte do currículo.
Estágio para fins de atividades complementares: é aquele desenvolvido por meio de convênio, conforme Regulamento da Instituição, coordenados e supervisionados pelo coordenador do curso e coordenador do Núcleo Curricular Flexível, também de acordo com as demais legislações sobre estágio e não são remunerados. Somente os acadêmicos que estiverem cursando os 3 (três) últimos períodos do curso poderão realizar estágio para fins de Atividades Complementares. Vale ressaltar que somente serão considerados como Atividades Complementares os estágios que forem previamente autorizados pela Coordenação do Núcleo Curricular Flexível.

Preciso fazer cursos extras para colar grau?

Sim. As Atividades Complementares são partes integrantes do currículo dos cursos de graduação do Centro Universitário AGES, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. Devem ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso, sendo componente curricular obrigatório para a graduação do aluno.
As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando: atividades de complementação da formação social, humana e cultural; atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo; atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.
As Atividades Complementares poderão ser desenvolvidas no próprio Centro Universitário ou em instituições públicas e privadas, contribuindo para a formação do aluno e assegurando o alcance dos objetivos previstos no Regulamento.
Não são consideradas Atividades Complementares: as atividades profissionais ou remuneradas, mesmo que voltadas à área de formação; atividades vinculadas ao desenvolvimento da Monografia; as atividades incompatíveis, não interdisciplinares ou não correspondentes com o curso de formação; as atividades realizadas em períodos anteriores ao ingresso no curso; carga horária de disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, exceto em condições especiais aprovadas pelo Comitê do Núcleo Curricular Flexível.

Qual é a regulamentação que devo seguir?

Todos os alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Psicologia e alunos ingressantes em 2011.1 dos demais cursos, seguem a Resolução CONSEPE 001-2011, que regulamenta as Atividades Complementares dos cursos de graduação do Centro Universitário AGES.

Saiba qual é a carga horária de atividades complementares necessária ao seu curso

CURSO
CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PARA INGRESSANTES ATÉ 2009.2
PARA INGRESSANTES EM 2010
PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2011.1
ADMINISTRAÇÃO
200h
200h
300h
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
300h
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
200h
200h
300h
DIRETO
300h
300h
300h
HISTÓRIA
300h
LETRAS
200h
200h
300h
MATEMÁTICA
300h
EDUCAÇÃO FÍSICA
200h
300h
300h
ENFERMAGEM
200h
300h
300h
PEDAGOGIA
200h
200h
300h
PSICOLOGIA
200h
200h
300h

Como deve ser a composição da minha carga horária de atividades complementares?

Estudantes de Direito ingressantes até 2010.2:

R – A composição da carga horária deve ser diversificada e preenchida com, no mínimo, três modalidades de atividades, dentro de apenas uma categoria ou de mais categorias (ensino, pesquisa ou extensão).

Alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Psicologia e ingressantes em 2011.1 dos demais cursos:

R – A composição da carga horária deve ser diversificada e preenchida com, no mínimo, uma modalidade de cada categoria (ensino, pesquisa e extensão), sendo que o cômputo mínimo é de 25 (vinte e cinco) horas por categoria.

Demais estudantes:

R – A composição da carga horária poderá contemplar apenas uma modalidade.

Posso fazer cursos online para contar como atividades complementares?

Sim. O pré-requisito é que a empresa seja reconhecida, o curso compatível com a sua área de formação e que o certificado contenha um código de autenticidade. Serão validados 20% (vinte por cento) da carga horária do evento, não podendo o cômputo total da modalidade ultrapassar o limite de 20% (vinte por cento) da carga horária das Atividades Complementares exigidas para o curso. Exemplo: Se tenho que apresentar 200h de atividades complementares, eu posso apresentar até 200 horas de cursos online, sendo que serão validados 20%, assim terei então 40 horas nesta modalidade, tendo que apresentar ainda 160h de outra(s) modalidade(s).

Quando devo solicitar a contagem da minha carga horária de atividades complementares?

Obrigatoriamente, a solicitação deverá ser feita até 60 dias antes do encerramento das aulas do semestre letivo da formatura. A data final é publicada em portaria, no início de cada semestre.
A critério do estudante, a solicitação de contagem de créditos poderá ser feita a qualquer tempo do curso.


Como faço para solicitar a contagem de créditos?

A Contagem de Créditos deverá ser solicitada através de requerimento, na Central de Atendimento ao Estudante, tendo anexados os documentos comprobatórios. Caso considere insuficiente a documentação apresentada pelo acadêmico, o Comitê de Avaliação do Núcleo Curricular Flexível poderá exigir outros documentos complementares e/ou comprobatórios.
O acadêmico deverá integralizar 90% (noventa por cento) da carga horária das Atividades Complementares exigidas antes da apresentação da monografia, sendo condição básica para a defesa em banca.


Participei de vários cursos aqui no Centro Universitário AGES, como faço para requerer meus certificados?

O pedido deverá ser feito via requerimento, protocolado na Central de Atendimento, com o pagamento da taxa correspondente ao pedido. A Secretaria Acadêmica tem, como prazo máximo, até 30 dias úteis para emissão dos certificados.


Como faço para consultar a carga horária dos eventos promovidos pelo Centro Universitário AGES que possuo até o momento?

Através do link do PORTAL DO ALUNO você poderá consultar o evento que participou e sua respectiva carga horária, por meio do link: SISTEMA DE CONSULTA À CARGA HORÁRIA DE EVENTOS REALIZADOS PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES.

O que não são consideradas atividades complementares?

• As atividades profissionais ou remuneradas, mesmo que voltadas à área de formação.
• Atividades vinculadas ao desenvolvimento da Monografia.
• As atividades incompatíveis, não interdisciplinares ou não correspondentes com o curso de formação.
• As atividades realizadas em períodos anteriores ao ingresso no curso.
• Carga horária de disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, exceto em condições especiais aprovadas pelo Comitê do Núcleo Curricular Flexível.

Quais são os pré-requisitos para estágio?

Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Letras e Pedagogia:

Os estudantes em dependência em até duas disciplinas teóricas, de 40 ou 80 horas, no semestre, poderão participar dos Estágios Supervisionados, exceto da última etapa, no semestre de conclusão do curso, com base na carga horária cursada pela turma, conforme matriz curricular. Os estudantes poderão cursar até 160 horas, 2 de 80 ou 4 de 40 horas, com ônus, simultaneamente a disciplina de Estágio Supervisionado, inclusive na última etapa do semestre para conclusão do curso. Em nenhuma hipótese, será permitida a matrícula em disciplinas de estágio, com dependência em etapas anteriores, por iniciativa do estudante.
Serão mantidos os pré-requisitos somente para as fases dos Estágios Supervisionados, permitida a matrícula simultânea de até duas etapas, desde que uma delas não seja a última do curso. O estudante poderá cursar até seis disciplinas, de 40 ou 80 horas, com ônus, como limite máximo, se estiver cursando duas de estágio (inclusive).

Enfermagem:

Os estudantes, em dependência de disciplinas, não poderão participar do Estágio Supervisionado. É possível cursar a(s) disciplina(s) em dependência, com limite de até 160 horas, com ônus, simultaneamente a disciplina de Estágio Supervisionado, desde que tenha sido reprovado e haja a compatibilidade do horário. Em nenhuma hipótese, será permitida a matrícula em disciplinas de estágio, com dependência em etapas anteriores, por iniciativa do estudante. Serão mantidos os pré-requisitos somente para as fases dos Estágios Supervisionados, mas não permitida à matrícula simultânea nas duas etapas.

Psicologia:

Somente serão matriculados nas disciplinas de Estágio Básico e Específico, os estudantes que tenham cursado as disciplinas ofertadas pelo curso, como pré-requisitos para a área de atuação. São elas:

ESTÁGIOS PRÉ-REQUISITO(S)
BÁSICO Psicologia do Cotidiano Psicologia e Sociedade
Diagnóstico em Psicologia Clínica Processos Psicológicos Básicos, Introdução à Psicopatologia e Psicopatologia e Psicofarmacologia
Instrumentos de Avaliação Psicológica III Instrumentos de Avaliação I e II
Psicologia e Análise Institucional Psicologia e Práticas Institucionais
ESPECÍFICO Educação Psicologia Escolar e Psicologia da Aprendizagem
Jurídica Psicologia Jurídica
Saúde Psicologia Hospitalar e da Saúde
Clínica Teorias Psicodinâmicas da Personalidade, Processos Psicológicos Básicos, Introdução a Psicopatologia e Psicopatologia, e Psicofarmacologia. (Ressalta-se que o aluno será orientado mediante a linha teórica proposta pelo Professor Supervisor escolhido)
Hospitalar Psicologia Hospitalar e da Saúde
Organizacional Psicologia Organizacional e do Trabalho

Porque o estágio do curso de enfermagem só acontece nos 2 últimos períodos do curso?

A Resolução do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior(CNE/CES) Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001 é que determina as diretrizes para o estágio do curso de Enfermagem. O período e a carga horária são determinados pelo artigo 7º, conforme segue (grifo nosso):

Art. 7º Na formação do Enfermeiro, além dos conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo de sua formação, ficam os cursos obrigados a incluir no currículo o estágio supervisionado em hospitais gerais e especializados, ambulatórios, rede básica de serviços de saúde e comunidades, nos dois últimos semestres do curso de graduação em Enfermagem.
Parágrafo Único. Na elaboração da programação e no processo de supervisão do aluno, em estágio curricular supervisionado, pelo professor, será assegurada efetiva participação dos enfermeiros do serviço de saúde onde se desenvolve o referido estágio. A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá totalizar 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso de graduação em Enfermagem proposto, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Perdi uma disciplina na matriz antiga de enfermagem. Como saberei qual a nomenclatura correta na matriz atual?

EQUVALÊNCIA NA GRADE CURRICULAR DE 2008.1 E 2010.1 (ENFERMAGEM)

DISCIPLINA
CH
CORRESPONDE EM 2010.1
Ações de Enfermagem em Atenção Básica de Saúde
180
Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família
Administração Aplicada à Enfermagem
80
Administração hospitalar aplicada a enfermagem
Anatomia
80
Anatomia I
Bases para o Cuidado de Enfermagem
40
História da Enfermagem e Bases para o Cuidado de Enfermagem
Biologia Celular, Histologia e Embriologia
80
Biologia Celular e Histologia
Epidemiologia
40
Epidemiologia e vigilância à saúde (fazer complementação de vigilância)
Fundamentos de Enfermagem
120
Semiotécnica
História da Enfermagem
40
História da Enfermagem e Bases para o Cuidado de Enfermagem
Microbiologia
80
Parasitologia e Microbiologia
Nutrição
40
Complementação de dietética
Parasitologia
40
Parasitologia e Microbiologia (Fazer complementação de microbiologia)
Políticas e Organização do Sistema de Saúde
80
Políticas e Organização do Sistema de Saúde
Processo Saúde-doença: Modelos de Interpretação e Intervenção
40
Processo Saúde-doença e Modelos Assistenciais em Saúde
Seminário Integrado: Ações Básicas do Cuidado em Enfermagem
80
Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE
Seminário Integrado: Processo Saúde-doença/cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde
80
Processo Saúde-doença e Modelos Assistenciais em Saúde
Semiologia e Semiotécnica
80
Semiologia