(75) 3279-2210/3600 contato@faculdadeages.com.br

O que você precisa saber para cursar Monografia (pré-requisitos) e outras informações relevantes sobre o assunto:

O processo de Orientação de Monografia recebe a contribuição das Coordenações de Pesquisa e Pedagógica. Desse modo, é realizado no último semestre do curso.

– O acadêmico não pode possuir pendências de disciplinas, porém, poderá cursá-las, simultaneamente, quando disciplinas de último período.

– O Projeto de Pesquisa é pré-requisito para a produção da Monografia e será avaliado pelas coordenações de curso e pesquisa, pois representa a base para a construção do trabalho.

– As disciplinas de Metodologia trabalharão na elaboração do projeto, seguindo o modelo aprovado em discussão com os professores, as Coordenações de Monografia e Pesquisa, bem como com a Coordenação Pedagógica.

– A Coordenação de Monografia reunirá os coordenadores de curso para orientação do processo, que, por sua vez, reunirão os orientadores de Monografia para inteirá-los da condução dos trabalhos.

– O acadêmico deverá integralizar 100% (cem por cento) da carga horária das Atividades Complementares exigidas antes da apresentação da Monografia, sendo condição indispensável para a sua defesa pública. Com referência a este tópico, ficará desobrigado da integralização dos 100% (cem por cento) da carga horária a que se refere este item, o acadêmico que estiver participando de intercâmbio acadêmico interinstitucional para estudos em IES conveniada com a Faculdade AGES de Jacobina. Para realizar a integralização da carga horária total das Atividades Complementares exigidas no curso, com exceção do acadêmico que faz intercâmbio, o aluno formando deverá encaminhar à Central de Atendimento ao Estudante, os documentos comprobatórios, até 60 dias antes do encerramento das aulas do semestre letivo da formatura.

– Observar o prazo máximo para apresentar Monografia (prazo de conclusão de curso). Não será possível apresentar, regularmente, depois de 4 períodos do término do curso. Se isso acontecer, terá que prestar um novo vestibular para adaptar-se à nova grade, verificando se há disciplinas novas a serem cursadas.

– Os alunos da Faculdade AGES de Jacobina, independente do curso, precisam saber que a orientação da monografia deve ser iniciada no último semestre. Para isso, alertem o coordenador do seu curso para o início do processo.

– Iniciado o processo de orientação à monografia, aluno e orientador têm 15 dias para adaptação com o trabalho e afinidade entre as partes para construção da monografia. Havendo divergências, devem comparecer ao Gabinete da Coordenação de Monografia e solicitar a permuta de acompanhamento para outro professor, através de requerimento específico.

– Revisão, formatação e versão do resumo para outro idioma são de inteira responsabilidade do orientando, ou seja, cabe ao aluno conferir o que é digitado e impresso, com base no Manual de Monografia da AGES, disponível ‘online’ e, atenciosamente, ler o seu trabalho. Portanto, caso não se sinta seguro, recomenda-se procurar bons revisores, isto é, profissionais que conheçam bem a língua portuguesa.

– É obrigatório mencionar o Manual de Monografia da AGES nas Referências do trabalho:

SANTOS, José Wilson dos; BARROSO, Rusel Marcos B. Manual de Monografia da AGES: graduação e pós-graduação. Paripiranga: AGES, 2016.