4020-2340 Fale Conosco
Publicado em 25/04/2017

Nos dias 10 e 11/04, estagiários do curso de Enfermagem promovem atividade de combate ao Zika Vírus

Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O contágio principal pelo ZKV se dá pela picada do mosquito que, após se alimentar com sangue de alguém contaminado, pode transportar o ZKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.

Foi pensando no quão esse mosquito é perigoso, capaz acarretar prejuízos irreversíveis principalmente para gestantes que podem passar o vírus para seus fetos, e desenvolver a Microcefalia, que os estagiários de Atenção Básica, do curso de Enfermagem do Centro Universitário AGES, em parceria com as Enfermeiras do PACS e PSF SEDE de Paripiranga/Ba desenvolveram duas ações para as Gestantes da região.

O intuito foi esclarecer os perigos desse mosquito, as consequências que ele traz para nossa saúde, assim como a saúde dos seus bebês, e as maneiras e barreiras de prevenção. Durante as ações foram realizadas dinâmicas, entrega dos repelentes, sorteios de brindes e lanche com variedades de frutas. A maior intenção das ações é mostrar que o mais seguro e mais eficaz é a prevenção de todos, de toda a comunidade, com cada um fazendo a sua parte, cuidando do nosso lar, da nossa comunidade com medidas simples, mas seguras.