4020-2340 Fale Conosco
Publicado em 06/11/2017

Dos incômodos despertados pelas expressões “para de criar caso”, “está criando caso para quê?”, “Não cria caso não, deixa para lá”, “aí gosta de criar caso, viu!?”  nasceu o projeto “CRIANDO CASO”, evento que tem como proposta de responder aos casos silenciados pela nossa sociedade, casos que dizem sobre Gênero, Sexualidade, Relações Raciais e Educação.

O Criando Caso é um espaço de roda de conversa entre @s academic@s do UniAGES. Foram apresentados casos (tão emblemáticos do modelo de ensino do UniAGES) e feita a leitura em conjunto com o público presente, a palavra foi oportunizada   para   o   público   e   o   debate   se   iniciou,   gerando   discussões   e problematizações. O projeto nasceu do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade (GEGS) e do Grupo de Estudos em Relações Raciais (GERR), com o objetivo de oportunizar espaços de discussões de casos do cotidiano e construir reflexões acerca deles.

A partir de uma abordagem interdisciplinar, o evento foi proposto para todos os colegiados da instituição, visando que suas   discussões   atravessassem   todas   as   áreas   do   saber,   como   realmente   é.   Assim, problematizou   as   questões cotidianas apresentadas   em   diversos   âmbitos:   histórico,   social,   político, econômico, biológico, psicológico, jurídico, educacional e tantos outros. Discutir estes temas em âmbito acadêmico se faz necessário, pois possibilita a construção   de   subsídios   éticos,   teóricos   e   práticos   no   exercício   profissional,  por entender que assim podemos contribuir para uma sociedade mais consciente, mais justa, mais atenta e garantidora dos Direitos Humanos, que é a estratégia fundamental de resistência a barbárie.