Publicado em 18/02/2016

Exposição “Ô abre alas… Paripiranga de outros carnavais”; resgata fotos, documentos e memórias dos tempos áureos dos grandes bailes carnavalescos de Paripiranga.

A exposição apresentada ao público entre os dias 4 e 13 de fevereiro, no Centro de Convivências da Faculdade AGES; corresponde a uma ação, entre diversas outras a serem desenvolvidas pelo Projeto Momento Histórico; idealizado pelo Colegiado de História da AGES, e tem como intuito, reavivar memórias e levar à comunidade e às novas gerações, o conhecimento sobre o passado de Paripiranga.

Relembrando os antigos carnavais da cidade, o evento trouxe uma exposição fotográfica com imagens dos antigos blocos de rua; dos grandes bailes à fantasia promovidos pelo Grêmio Social e Esportivo Vitória; e ainda prestou homenagem a Enedina de Carvalho, uma mulher moderna, com um olhar além do seu tempo e de seu contexto social. A história de Dona Dina está intimamente ligada aos grandes eventos da vida social de Paripiranga entre as décadas de 40 e 60. Como integrante de uma geração e mulheres desafiadoras, que buscaram sempre o novo, assumiu seu papel como idealizadora dos memoráveis bailes e dos concursos de fantasias.

A próxima exposição Projeto Momento Histórico está programada para o mês de maio, mês de aniversário da cidade, e terá como foco a formação histórica de Paripiranga.