Publicado em 13/08/2019

 

Nos dias 8 e 9 de agosto, foi realizada a III Semana Acadêmica de Matemática, Física e Química, sob a coordenação da Prof.ª Amanda Maria Rabelo Souza. Neste ano, o evento contou com palestras, minicursos e oficinas sob o viés da interdisciplinaridade, com foco nos cursos em destaque.

 

Assim, a semana iniciou-se com uma palestra sobre a “A pesquisa no ensino de ciências: contribuição na formação docente”, ministrada pelo Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva (UFS), na qual foi explicitada a importância de a pesquisa estar vinculada ao ensino.

Dando continuidade, no dia 9, os acadêmicos contaram com minicursos, a saber: “Química: utilização de jogos para o ensino”, com o Prof. Wendel Menezes Ferreira (UFS); e “Unidade de ensino potencialmente significativas (UEPS): da elaboração à implementação”, com os professores Tiago Nery Ribeiro, Eric Martins Santana Santos e Barbeny de Jesus Santos, ambos da UFS/Itabaiana.

 

Em seguida, houve as apresentações nas modalidades Comunicação Oral e Apresentação de Banners e a oficina “A relevância da pesquisa para a construção do perfil profissional docente”. Por fim, o Prof. Jaldemir Bezerra (UniAGES) encerrou o evento com uma palestra sobre “A relevância da pesquisa para a construção do perfil profissional docente”.

 

Na ocasião, estiveram presentes docentes e discentes de todas as licenciaturas do UniAGES, o que ampliou ainda mais o objetivo do evento no que diz respeito ao caráter interdisciplinar, que é essencial para a aprendizagem significativa. Além disso, contou com a visita dos estudantes do ensino médio da cidade, que puderam vislumbrar um pouco da dinâmica do meio acadêmico.