Publicado em 02/12/2019

 

A Pedagogia é, sem sombra de dúvidas, uma das áreas que mais contribui de maneira direta para o desenvolvimento de uma sociedade alicerçada no conhecimento e construída por meio da educação. Além da participação essencial da família, é com pedagogo que o homem absorve e aprende as primeiras coisas da vida.

Diante dessa imensa responsabilidade, é necessário que sejam formados, profissionais capacitados que estejam aptos para ensinar e prontos para dar um bom exemplo ético por meio de sua conduta, não se esquecendo, nunca, de que devem manter-se atualizados perante um mundo como o atual, o qual é repleto de mudanças.

Atentando para essa questão tão relevante, foram realizados, na AGES, durante os dias 28, 29 e 30/11, três eventos integrados: Workshop de Pedagogia; Feira de Saberes e Semana de Pedagogia. Estes tiveram por tema-gerador “80 ANOS DE PEDAGOGIA: o ser e o fazer da Pedagogia na AGES e no Brasil”.
Foi partindo da compreensão da Pedagogia enquanto arte, ciência e profissão de ensinar e dos âmbitos da pesquisa e da extensão, que o projeto teve como objetivo propiciar momentos de demonstração de práticas inovadoras, exposição de banners, encenação e debates relacionados à historicidade, ao ser e ao fazer da Pedagogia.

Dentre os trabalhos que foram realizados no decorrer dos eventos, foi realizada uma palestra no dia 28, a qual foi ministrada por Maurício Ramon dos Santos Oliveira.

Dando continuidade às atividades, no dia 29, acadêmicos realizaram a Dinâmica Interativa Sensibilização sobre o papel do professor: os educadores seguram “a grande Torre”. Neste mesmo dia, foram feitos outros trabalhos, como a Oficina Feira dos Saberes, os workshops com os temas “Memórias da Pedagogia: o ser e o fazer do pedagogo, uma retrospectiva histórica” e “Narrativas do retorno na EJA: o sentido e as práticas de aprendizagens” e a mesa de debate composta por Rogério dos Reis Benedito, Rodrigo Pereira e Josefa Risomar Oliveira Santa Rosa.

Concluindo o trabalho, no dia 30, foi feita a Tribuna Livre Vivências Formativas: reflexões coletivas sobre o ethos e a práxis da Pedagogia Ageana. Todo o projeto envolveu, de maneira direta e intensiva, a participação de diversos acadêmicos que estiveram envolvidos na realização das atividades.