Publicado em 09/10/2019

 

Entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro, foi realizada a Semana do Contador, no Centro Universitário AGES. O evento, organizado pelo Prof. Marcos Vinícius Reis (Coordenador do curso de Ciências Contábeis do UniAGES), acontece anualmente em homenagem ao dia do Contador (22/09), com o objetivo de propor discussões a respeito de temáticas atuais e pertinentes à área de contabilidade e de negócios, de forma geral.

Neste ano, o evento foi dividido em momentos distintos que abordaram desde a evolução da contabilidade até as pretensões da mesma para o futuro. Assim, através de palestras, bate-papo e entrevistas com profissionais da área, foi possível discutir sobre: a relação entre contador e empresários; educação financeira; a evolução da contabilidade; demonstrações contábeis; análise de custos para fins gerenciais, ética na contabilidade; contador do futuro; contador na área pública e tributos.

Na ocasião, o evento contou com a participação dos acadêmicos do Colegiado de Ciências Contábeis do UniAGES, dos professores Danilo Aparecido Vieira Uzeda e Kelly Helena Santos Caldas, e demais convidados. Vejamos a programação completa:

30/09 Roda de conversa – Relação entre Contador Empresa. Mediador: Welisson Valeriano Reis Santana.

01/10 Roda de conversa – Educação Financeira: um enfoque sobre sua necessidade para a educação do país. Mediador: Prof. Danilo Aparecido Vieira Uzeda.

02/10 Roda de conversa – Retrospectiva e Evolução da Contabilidade. Mediador: Fernando Gomes Andrade Silva, acadêmico de Direito.

03/10 Roda de conversa – A Importância dos Estágios para o Colegiado de Ciências Contábeis. Mediador: Adriano Santos de Santana Vidal.

04/10 Mesa de Debate – Análise de Custos para Fins Gerenciais. Mediadores: Carla Santos Santana e Iann Pedro Farias Borges.

Palestra – Como será o contador do futuro? Mediadora: Marta Almeida Fonseca.

05/10 Palestra – O contador na área pública. Mediador: Tome Alves de Souza Neto.

Roda de conversa – TRIBUTOS: Não se pode fugir, mas pode-se economizar. Mediadores: Prof. Danilo Aparecido Vieira Uzeda e Profª Kelly Helena Santos Caldas.