Publicado em 04/09/2019

 

A Semana de História do UniAGES está em sua 5ª edição e, neste ano, contou com a temática “As questões de gênero no âmbito da pesquisa e no ensino de História e demais disciplinas afins”, assunto que tem sido abordado com frequência nos cursos de licenciatura, por trazer discussões atuais sobre o respeito aos Direitos Humanos, os quais devem ser exercidos na íntegra. Ademais, houve um momento de integração entre diversos segmentos de ensino, pesquisa e mercado de trabalho, no que diz respeito aos desafios da docência na sociedade atual.

 

O evento aconteceu entre os dias 29 e 30 de agosto, sob a coordenação da Prof.ª Mariana Emanuelle Barreto de Góis, e teve por objetivo estimular os estudantes a trocarem experiências, através de debates indispensáveis para a formação profissional. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades que contaram com a participação de professores convidados, os quais compartilharam as suas experiências profissionais com os discentes e docentes do UniAGES.

 

Assim, no dia 28/08, a Conferência de abertura, com o tema: Gênero – possibilidades no ensino de história, foi ministrada pela Prof.ª Amanda Monteiro Melo. Dando continuidade, no dia 30/08, os acadêmicos participaram dos simpósios temáticos, a saber: Experiências docente na sala de aula, mediado pela Prof.ª Jaqueline Carvalho Martins de Oliveira; e Fontes para o ensino e pesquisa, mediado pelo Prof. Mateus Antônio de Almeida Neto.

 

Em seguida, o professor Humberto Ferreira da Silva ministrou o minicurso: As imagens e história da arte no ensino de história. E, por fim, houve a Conferência de encerramento sobre “Os desafios da educação básica no complexo mundo”, com os professores Leonardo Matos Feitoza e Carmem Rezende Silva Santana. No momento, fizeram-se presentes turmas de diversos Colegiados de licenciatura do UniAGES, o que promoveu um olhar interdisciplinar sobre o assunto, tornando o debate ainda mais enriquecedor.