4020-2340 Fale Conosco

Welcome to the future! ¡Bienvenido a AGES!

Na noite de sexta-feira, 22/11, a Faculdade AGES recebeu a Dr.ª Gabriela Martinez, diretora da área de saúde da Universidad Intercontinental do México e o intercambista Rafael Cunha. Uma visita sobremodo importante para firmar parceria das duas instituições com o objetivo de promover intercâmbio para a participação de estudantes dos dois países.

A abertura da cerimônia foi realizada pelo Prof. Rusel Barroso, diretor adjunto da Faculdade AGES, que, em nome da instituição brasileira, saudou os visitantes em inglês, espanhol e português. Recebido com música mexicana, o público foi convidado a acompanhar a execução do Hino Nacional dos dois países após a composição da Mesa de Trabalhos, em que tomaram assento os professores Renaldo Prata Sobrinho e Wesley Oliveira de Santana (AGES) e Dr.ª Gabriela Martinez e o estudante Rafael Cunha (UIC).

A Dr.ª Gabriela Martinez falou da importância do convênio para as duas instituições, enquanto o Prof. Renaldo, coordenador do convênio, mostrou inúmeros pontos relevantes dessa parceria, que inclui o intercâmbio cultural e a abertura do centro de línguas que será coordenado pelos professores Rusel Barroso e Renaldo Prata, com a assessoria dos professores José Araújo Filho, José Marcelo Oliveira, Lilian Cavalcante, além da contribuição dos docentes entusiastas das letras.

A palestra ficou a cargo do estudante Rafael Cunha, que falou de sua trajetória por diferentes países e apresentou dicas e orientações de como se preparar para uma temporada no exterior e melhor aproveitar o tempo como intercambista, especialmente agora que o mundo quebra paradigmas, eliminando fronteiras.

Cumprimentou o estudante por sua explanação e também fez uso da palavra o Prof. Wesley Santana, que lembrou o seu trabalho como coordenador do mais novo programa implantado na AGES: o Ciência sem fronteiras – programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforços dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Trata-se de um projeto que prevê a utilização de bolsas para promover intercâmbio, de forma que estudantes universitários façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

A assinatura do convênio foi firmada às 21 horas com os efusivos aplausos dos alunos e visitantes que lotaram o Auditório Leandro Reis. Na oportunidade, a Prof.ª Dr.ª Gabriela Martinez recebeu o Mérito Acadêmico AGES, pela dedicação empreendida na difusão de tão importante convênio internacional, do mesmo modo que se tornou porta-voz para também levar o Mérito Acadêmico AGES à Universidad Intercontinental, simbolizando o respeito e a confiança da AGES, instituição brasileira contemplada com tão importante parceria.